Geral

"Iceberg?": canoísta flagra espuma de esgoto na Baía de Vitória; veja vídeo

"Estou aqui na Antártica pescando nesse frio", ironizou o canoísta em vídeo postado nas redes sociais. Iema explicou o caso

Foto: Reprodução / Instagram

Uma aparição curiosa, mas também alarmante, chamou a atenção esta semana na Baía de Vitória. Um morador que estava passeando de caiaque se deparou com “icebergs” na água próximo à foz do Rio Marinho, em Vila Velha, e registrou o momento em um vídeo.

Nas imagens, postadas nas redes sociais, é possível observar espumas flutuando sobre a água. Ele até brinca com a situação e fala que está navegando na Antártica. A espuma, na verdade, tem ligação com o esgoto lançado no local.

“Estou aqui na Antártica pescando nesse frio, com icebergs cheios de gelo. É até perigoso uma orca engolir o caiaque. Isso aqui é espuma de esgoto”, disse.

LEIA TAMBÉM:

> Vitória é a 4ª capital mais bem avaliada em ranking nacional de serviços

> Venda de pães em rede de supermercados do ES vai beneficiar Apae

> Perfil no Instagram do Santuário São José de Anchieta sofre ataque hacker

Não há informações sobre a data do ocorrido, mas o vídeo foi publicado pelo Projeto Pegada, organização não governamental ligada ao meio ambiente.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) encaminhou nota à reportagem do Folha Vitória explicando o que são os “icebergs” descritos no vídeo.

Segundo o Iema, “a formação de espuma no Rio Marinho é causada pelos tensoativos (como detergentes e sabões) presentes no esgoto doméstico lançado no local, especialmente em áreas ainda sem cobertura da rede coletora”.

E acrescentou: “Durante testes operacionais e de manutenção nas estações elevatórias de águas pluviais, pode ocorrer a formação de espuma devido à agitação da água provocada pelo turbilhonamento gerado pelas bombas”.

Prefeitura de Vitória realizou vistoria

Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) informa que, mesmo sem denúncias formalizadas no 156, tomou conhecimento e realizou uma vistoria para avaliar a ocorrência de espuma na baía de Vitória, próximo à foz do Rio Marinho (Vila Velha).

Durante a inspeção no Canal da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP), foram identificados vestígios de espuma, situada na região limítrofe entre os municípios de Vila Velha e Cariacica. No entanto, no local das imagens registradas, não havia presença de espuma no momento da vistoria, o que inviabilizou a coleta de amostras.

Já a Prefeitura de Vila Velha informou que não houve acionamento e nem denúncia nos canais oficiais. Disse ainda que o esgotamento sanitário é de competência da companhia de saneamento.

Sobre os canais da cidade, a prefeitura declarou que realiza o serviço de desassoreamento e limpeza de 50 quilômetros de canais e 55 quilômetros de galerias, garantindo o fluxo contínuo das águas pluviais nas redes de drenagem até a maré.

Em nota, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) declarou que “a ocorrência de espuma branca na região da Orla entre Cariacica e Vitória não possui qualquer relação com as operações da Companhia”.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana Repórter
Repórter
Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Atua como repórter do Núcleo SEO da Rede Vitória no Folha Vitória.