Geral

"Iceberg?": canoísta flagra espuma de esgoto na Baía de Vitória; veja vídeo

"Estou aqui na Antártica pescando nesse frio", ironizou o canoísta em vídeo postado nas redes sociais. Iema explicou o caso

Leiri Santana

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Instagram

Uma aparição curiosa, mas também alarmante, chamou a atenção esta semana na Baía de Vitória. Um morador que estava passeando de caiaque se deparou com "icebergs" na água próximo à foz do Rio Marinho, em Vila Velha, e registrou o momento em um vídeo.

Nas imagens, postadas nas redes sociais, é possível observar espumas flutuando sobre a água. Ele até brinca com a situação e fala que está navegando na Antártica. A espuma, na verdade, tem ligação com o esgoto lançado no local.

"Estou aqui na Antártica pescando nesse frio, com icebergs cheios de gelo. É até perigoso uma orca engolir o caiaque. Isso aqui é espuma de esgoto", disse.

LEIA TAMBÉM:

> Vitória é a 4ª capital mais bem avaliada em ranking nacional de serviços

> Venda de pães em rede de supermercados do ES vai beneficiar Apae

> Perfil no Instagram do Santuário São José de Anchieta sofre ataque hacker

Não há informações sobre a data do ocorrido, mas o vídeo foi publicado pelo Projeto Pegada, organização não governamental ligada ao meio ambiente.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) encaminhou nota à reportagem do Folha Vitória explicando o que são os "icebergs" descritos no vídeo.

Segundo o Iema, "a formação de espuma no Rio Marinho é causada pelos tensoativos (como detergentes e sabões) presentes no esgoto doméstico lançado no local, especialmente em áreas ainda sem cobertura da rede coletora".

E acrescentou: "Durante testes operacionais e de manutenção nas estações elevatórias de águas pluviais, pode ocorrer a formação de espuma devido à agitação da água provocada pelo turbilhonamento gerado pelas bombas".

Prefeitura de Vitória realizou vistoria

Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) informa que, mesmo sem denúncias formalizadas no 156, tomou conhecimento e realizou uma vistoria para avaliar a ocorrência de espuma na baía de Vitória, próximo à foz do Rio Marinho (Vila Velha).

Durante a inspeção no Canal da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP), foram identificados vestígios de espuma, situada na região limítrofe entre os municípios de Vila Velha e Cariacica. No entanto, no local das imagens registradas, não havia presença de espuma no momento da vistoria, o que inviabilizou a coleta de amostras.

Já a Prefeitura de Vila Velha informou que não houve acionamento e nem denúncia nos canais oficiais. Disse ainda que o esgotamento sanitário é de competência da companhia de saneamento.

Sobre os canais da cidade, a prefeitura declarou que realiza o serviço de desassoreamento e limpeza de 50 quilômetros de canais e 55 quilômetros de galerias, garantindo o fluxo contínuo das águas pluviais nas redes de drenagem até a maré.

Em nota, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) declarou que "a ocorrência de espuma branca na região da Orla entre Cariacica e Vitória não possui qualquer relação com as operações da Companhia".