Mural em Vila Velha recebe prêmio internacional de ilustração
A obra tem um tamanho total de 800 m², e foi feita com tinta sobre uma pedra cortada
Um mural intitulado "Vila Velha ontem, hoje e sempre", localizado no Viaduto Theodorico Ferraço, na alça da Terceira Ponte, em Vila Velha, recebeu o prêmio Clap Platinum 2024, na categoria de “Melhor ilustração para indumentária, produtos, murais e outras aplicações”.
A obra, de autoria de Alexssandro Mello, tem um tamanho total de 800 m², e foi feita com tinta sobre uma pedra cortada.
LEIA TAMBÉM:
Mulher é presa após atear fogo no ex-namorado e no filho dele no ES
Intenção de consumo das famílias do ES aumenta pelo 3º mês seguido
FOTOS | No Dia Nacional da Cultura, uma celebração à cultura capixaba
Paulo Gustavo, que participou da criação e execução da obra, contou como o mural foi feito.
"Fizemos a preparação da superfície, usando produtos específicos para retirar o limo e as sujeiras mais grossas. Depois aplicamos um primer de alta qualidade para garantir a longevidade da arte. Por último viemos com tinta resistente às intempéries."
Paulo conta que o nome da técnica é muralismo, que é a pintura feita em parede. Ela possui diferenças de outra, muito utilizada em ruas e avenidas do Estado: o grafite.
Os muralistas usam tinta acrílica, látex ou tintas especiais para exteriores, aplicadas com pincéis, rolos e, às vezes, até técnicas mistas como mosaicos e pastéis. Já o grafite é feito com tinta spray, que permite maior rapidez e fluidez nos traços.
O prêmio Clap destaca trabalhos em categorias que vão de publicidade a grafite, passando por desenhos e logomarcas. A premiação deste ano, cujo resultado foi divulgado no dia 31 de julho, contou com a avaliação de um júri técnico especializado.
Com a representação visual de eventos e símbolos que marcam a trajetória do município e do estado do Espírito Santo, a obra promove a valorização da identidade local e fortalece o vínculo entre a comunidade e seu território.
Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior, esse reconhecimento confirma a relevância do projeto.
“O prêmio é um dos mais conceituados no setor e evidencia a qualidade da ilustração e seu impacto para a cidade. Estamos entre os grandes do mundo”, afirmou.
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos