Geral

"Nuvem de mosquitos" invade sala e aula é cancelada na Ufes

Estudantes fizeram abaixo-assinado pedindo alguma solução por parte da universidade. Infestação acontece no campus de Goiabeiras

Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação

Uma infestação de mosquitos fez uma aula do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus de Goiabeiras, em Vitória, ser cancelada na manhã desta quinta-feira (21).

A aula era de Política Educacional e seria ministrada no Edifício Paulo Freire, no IC4. Os estudantes relataram uma "nuvem de mosquitos" dentro da sala. 

LEIA TAMBÉM:

VÍDEO | Deslizamento de terra atinge 3 casas e deixa 8 desalojados em Venda Nova

Nova rádio da Rede Vitória, FM O Dia promete conexão com o capixaba

O que é STEAM? Veja como metodologia revoluciona a educação

Segundo o professor da disciplina, Marcelo Lima, ele chegou à sala de aula às 7h, e logo os alunos pediram o cancelamento porque o local estava repleto de mosquitos.

"Em 15 anos de Ufes nunca vi tantos mosquitos em uma sala. Uma das alunas assiste às aulas com duas crianças. Não tinha condições de ter aula", contou Marcelo, que é professor da Ufes desde 2010.

Primeiro, professor e estudantes tentaram dispersar os mosquitos para realizar a aula, mas não conseguiram. Eles então fizeram um abaixo-assinado e entregaram à direção do Centro de Educação, por volta das 7h50.

Ainda segundo Marcelo, a direção se comprometeu a combater o problema. Ele listou algumas medidas a serem tomadas, como instalação de telas nas salas de aula e maior frequência de fumacês. Segundo o professor, esta foi a única aula cancelada.

Marcelo disse que estudou na Ufes na década de 1990 e avaliou que sempre houve mosquitos na universidade, mas nos últimos anos a situação tem piorado.

Para ele, isso acontece por causa do aumento do número de prédios, que bloqueiam os raios de Sol e dificultam a evaporação de água parada, aumentando a proliferação de mosquitos.

O que diz a Ufes

Em nota, a direção do Centro de Educação da Ufes reconheceu que, no período de chuvas, há aumento na quantidade de mosquitos. Também lembrou que o campus de Goiabeiras está localizado em área muito próxima ao mangue, o que favorece o aparecimento de mosquitos.

A Ufes afirmou ainda que a Superintendência de Infraestrutura realiza aplicação de fumacê todas as terças e sextas-feiras, a partir das 18 horas. Além disso, agentes da Prefeitura de Vitória fazem visitas periódicas ao campus para controle de larvas.

"Mesmo assim, a Comissão de Planejamento Orçamentário e Financeiro do CE vai analisar a adoção de outras ações de combate ao mosquito", escreveu a Ufes em nota encaminhada à reportagem do Folha Vitória.

Veja a nota completa:

A direção do Centro de Educação (CE) informa que a suspensão de aula ocorreu em uma única turma, por decisão de um professor, e afirma que, neste período de chuvas e pós-chuvas, de fato ocorre um aumento no número de mosquitos.

Para minimizar o problema, a Superintendência de Infraestrutura (SI) da Ufes realiza uma ação rotineira de combate a mosquitos no campus de Goiabeiras, com a aplicação de fumacê todas as terças e sextas-feiras, a partir das 18 horas.

Além disso, agentes da Prefeitura de Vitória fazem visitas periódicas ao campus para controle de larvas. A SI lembra que, além da questão das chuvas, o campus de Goiabeiras está localizado em área muito próxima ao mangue, o que favorece o aparecimento de mosquitos.

Mesmo assim, a Comissão de Planejamento Orçamentário e Financeiro do CE vai analisar a adoção de outras ações de combate ao mosquito.