Prefeitura anuncia 11 novas escolas de tempo integral em Vitória
Serão 3.114 novas vagas, totalizando um quantitativo de 10.232. A carga horária das unidades de ensino será de 9h, e os alunos receberão quatro refeições diárias
A capital do Espírito Santo contará com 11 novas escolas em tempo integral em 2025. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (8) pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e pela secretária de Educação, Juliana Rohsner.
Serão 3.114 novas vagas, distribuídas entre os Centros Municipais de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef TI), totalizando um quantitativo de 10.232 vagas em tempo integral para o ano letivo de 2025.
Leia também:
>> Jovem com câncer no cérebro não recebe benefício do INSS há 4 meses
>> Carro bate em moto e veículos pegam fogo em Domingos Martins
>> Fabricante de armas é condenada por discriminação de mulher em postos de vigia
O prefeito Lorenzo Pazolini apontou, durante o anúncio, as atividades presentes no currículo escolar.
"O currículo é pensado como um todo, não pensa na criança só na sala de aula. Os alunos vão praticar atividade artísticas, culturais, musicais. Eles vão aprender robótica desde os dois anos de idade, então eles terão ciência, tecnologia e inovação no currículo escolar. O período de 9h é um tempo de qualidade, onde as crianças vão receber todo o atendimento, dentro da rotina pedagógica", declarou.
A carga horária das escolas será de 9h, tanto nos Cmeis quanto nas Emefs, que serão preenchidas com currículo integrado. Os alunos receberão quatro refeições diárias.
Nas unidades de educação infantil, que atendem crianças de 6 meses a 5 anos de idade em creches e pré-escola, as crianças terão acolhimento. Os alunos receberão banho, higienização, descanso, terão acesso a ambientes temáticos e oficinas temáticas.
Já no ensino fundamental, que atende estudantes de 6 a 14 anos de idade, o currículo integrado articula os componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também contarão com práticas educativas, metodologias de êxito, projeto de vida, educação científica, orientação de estudos, e disciplinas eletivas.
Confira a relação das 11 novas escolas em tempo integral:
Cmei Ana Maria Chaves Colares, em Jardim Camburi
Cmei Cecilia Meireles, em Monte Belo
Cmei Darcy Vargas, em Bela Vista
Cmei Geisla da Cruz Militão, em Nova Palestina
Cmei Georgina da Trindade, em São José
Cmei Nelcy da Silva Braga, em São Cristóvão
Cmei Professora Cida Barreto, em Pontal de Camburi
Cmei Sebastião Perovano, no Jabour
Emef Amilton Monteiro, em Mario Cypreste
Emef Paulo Roberto Vieira Gomes, em São Benedito
Emef Ronaldo Soares, em Resistência