Previsão de chuva preocupa Defesa Civil e pode afetar Enem no Norte do ES
De acordo com o Incaper, a previsão é de mais de 100mm de chuva para todo o Norte do Estado neste domingo (10), dia da aplicação da segunda etapa do Enem
A aplicação da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, no Norte do Estado, pode ser afetada pelas fortes chuvas que estão previstas para este domingo (10). De acordo com Hugo Ramos, coordenador de meteorologia do Incaper, a previsão é mais de 100mm de precipitação.
"A maior preocupação no domingo é a realização da prova do Enem. Podemos ter volumes de precipitação acima de 100mm na região Norte do Estado durante todo o dia", alertou.
Leia mais:
Chuva no ES: Defesa Civil pede que moradores em áreas de risco saiam de casa
ES recebe alerta de chuvas intensas e até granizo para o fim de semana
Enem: cai o número de candidatos que faltaram no 1º dia de provas
Apesar da concentração de chuvas no Norte do Estado durante o domingo, as demais regiões também receberão precipitação, mas com menor intensidade.
"Isso não significa que as demais áreas do Espírito Santo fiquem sem chuva, mas em comparação com a região Norte, o acumulado para a região Sul, no domingo, será menor", explicou.
Devido ao relevo da região Centro-Sul do Estado, a previsão do Incaper é que o acumulado das chuvas escoe com mais rapidez. No Norte do Espírito Santo pode haver mais alagamentos devido à topografia.
"A previsão é que a chuva escoe mais rápido na metade Sul do Estado, inclusive na Grande Vitória, devido ao relevo acidentado. No Norte e na parte Central do Espírito Santo, a topografia é um pouco mais plana. A chuva que cai com mais intensidade não tem tendência de escoar rápido, e podemos ter alagamentos em função do volume expressivo de chuvas", apontou.
Enem reúne mais de 74 mil candidatos no Espírito Santo
Cerca de 4,3 milhões de estudantes se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024. No Espírito Santo, são mais 74.368 candidatos.
Na primeira etapa, realizada no último domingo (3), mais de 74 mil estudantes eram esperados para fazer as provas do Enem. Os portões dos locais de aplicação no Espírito Santo foram abertos às 12h, e o exame foi aplicado em 38 municípios capixabas.
No dia da prova, caía forte chuva na Grande Vitória no início do dia, mas o tempo abriu durante a manhã.