Quer ajudar uma ONG? Vote aqui nas instituições que devem receber apoio em 2025
O Instituto Americo Buaiz promove, pela primeira vez, uma votação popular para que a sociedade possa escolher quais ONGs devem ser apoiadas em 2025
O Instituto Americo Buaiz (IAB) é uma entidade do Terceiro Setor que atua na promoção de outras instituições. O apoio não é financeiro, é de dar visibilidade ao divulgar o trabalho das ONGs, seja por meio de conteúdos jornalísticos - nos veículos da Rede Vitória - ou mesmo com ações pontuais em benefício desses parceiros.
A cada ano, são escolhidos quatro temas e oito instituições (duas de cada temática), que recebem o apoio na divulgação por um período de dois meses. Para 2025, o foque será nos seguintes eixos: meio ambiente, cultura, pessoa com deficiência e esporte.
Desta vez, uma novidade: você, leitor, pode fazer parte desta rede de solidariedade. Uma votação popular está aberta para que você possa escolher e votar em qual ONG deve receber o apoio do IAB em 2025. O objetivo é compartilhar as histórias dessas instituições e conectar quem mais precisa com quem pode ajudar.
COMO VOTAR
As ONGs serão escolhidas por meio do voto popular no Folha Vitória. A votação acontece até o dia 30 de novembro. O resultado estará disponível a partir de 2 de dezembro, também no jornal Folha Vitória.
>> VOTE AQUI <<
CONHEÇA AS INSTITUIÇÕES
Instituto Maratonas | @Instituto.Maratonas
Fundado em 2021, o Instituto Maratonas começou sua jornada com a liga de basquetebol capixaba e, desde 2023, expandiu para esportes aquáticos, firmando parcerias com a Federação Aquática Capixaba e a Federação de VA’A do Espírito Santo. Com a missão de transformar vidas através do esporte, o Instituto promove práticas esportivas educacionais e ações socioassistenciais, inspirando crianças, adolescentes e adultos. Destaque para o projeto pioneiro de canoa havaiana, @canoaviva.vitoria, que oferece acesso ao esporte para a comunidade.
Cariacica Down | @cariacica_down
A Cariacica Down é uma associação localizada em Cariacica, que oferece suporte especializado e inclusivo para pessoas com Síndrome de Down em toda a Grande Vitória. A instituição promove terapias, atividades culturais e esportivas, além de inclusão no mercado de trabalho. Hoje, a Cariacica Down atende 121 pessoas, de zero a idoso, por meio de um modelo de atendimento que abrange as áreas clínica, educacional, social, esportiva e cultural, com foco em estímulo precoce, suporte educacional, envelhecimento saudável, atividades de vida diária e atendimento ao idoso. A recente inauguração da Loja Social, parte de sua iniciativa de emprego apoiado, oferece oportunidades de trabalho inclusivo para assistidos e serve como ponto de apoio para suas famílias.
Associação de Apoio à Família de Autista e Afins do Espírito Santo-Aafaaes | @aafaaes
Fundada em agosto de 2022, a Aafaaes começou sua jornada com a intenção de oferecer terapias para as famílias que não eram atendidas em outras Instituições, acolhendo, orientando as famílias com autismo e outras deficiências, tem como a missão promover, incentivar e exercer a luta pela defesa e garantia dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, TDAH e afins de seus familiares. Acolher, informar e prestar atendimento para incentivo à autonomia, dignidade, saúde, lazer e integração à sociedade.
Clube de Regatas Saldanha da Gama (Remando para o Futuro) | @remandoparaofuturo_
Campeão de terra e mar, o Clube de Regatas Saldanha da Gama estimula o desenvolvimento dos capixabas desde 1902, promovendo, em suas instalações, treinamentos gratuitos de remo olímpico e outras modalidades para crianças e jovens de todo o Estado.
Buscando atender diretamente esse público, foi realizada a criação do projeto Remando para o Futuro. O Projeto representa um ganho substancial no desenvolvimento social e esportivo da população capixaba, contribuindo para o desenvolvimento humano, capacitação e acesso de pessoas aos seus direitos básicos por meio de práticas esportivas educacionais. Mais do que formar bons esportistas, o Projeto preza pela construção de um caráter ético, íntegro e empático, proporcionando oportunidades e novos olhares quanto ao futuro de dezenas de crianças e adolescentes através do esporte.
Instituto Marcos Daniel | @imdbrasil / @projetocaiman / @sairaapunhalada
O Instituto Marcos Daniel é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2004 e sediado em Vitória, Espírito Santo. O instituto concentra suas atividades na área ambiental, dedicando-se à elaboração e execução de programas voltados para a conservação da biodiversidade, monitoramento da saúde da fauna selvagem e Educação Ambiental. Há 20 anos o Instituto Marcos Daniel contribui de maneira robusta para construção de uma sociedade sustentável e justa. Ao longo dos anos o IMD tem se dedicado a salvar espécies da extinção e promoção do desenvolvimento econômico sustentável.
Instituto Peb – Projeto Educa Basquete | @institutopeb
Fundado em 2017, a instituição surgiu com o intuito de promover a modalidade basquete entre crianças e adolescentes de 07 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, do município de Serra - ES.
Percebendo as inúmeras violações de direitos que ocorriam entre as 80 crianças que eram atendidas, em 2018 passou a atuar no SCFV, ampliando também seu território de atuação.
Hoje a instituição, com escritório localizado em Jd. Carapina, Serra, possui 05 polos de atividades (Boa Vista, Eurico Salles, Hélio Ferraz, Laranjeiras e Bicanga), no mesmo município, atendendo cerca de 200 crianças/adolescentes com o SCFV, Basquete, Jiu-jitsu, informática, entre outras atividades, além de realizar projetos de geração de renda e trabalho para os pais/responsáveis e munícipes de seu território de atuação.
Instituto O Canal | @institutoocanal @amigosdajubarte
Fundado em 2014, o Instituto O Canal promove ações socioambientais em prol da conservação do meio ambiente, da vida marinha e da mata atlântica, utilizando a pesquisa como ferramenta e base principal de suas ações.
Um exemplo é o projeto Amigos da Jubarte, que completa 10 anos de conservação, com o objetivo de estudar e divulgar a presença das baleias-jubarte (megaptera novaeangliae) na costa capixaba. O projeto desenvolve pesquisas científicas, atividades culturais, educação ambiental, sensibilização e ações de fomento ao desenvolvimento do turismo de observação de baleias.
Instituto Meninas do ES |
O Instituto Meninas do ES, mas conhecido como MDE é uma iniciativa capixaba que luta pelos direitos e sonhos das mulheres, especialmente aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Com diversos projetos sociais, o instituto se destaca por ser 100% feminino e por manter uma escolinha de futebol feminino com cerca de 40 meninas inscritas de 12 anos até 36 anos de idade. Essa paixão pelo esporte motiva muitas meninas que aspiram a uma carreira profissional no futebol ou até mesmo a prática do futebol feminino, mas enfrentam dificuldades, preconceitos e obstáculos. O objetivo do instituto é oferecer oportunidades e apoio para que essas jovens possam se inserir no mundo esportivo, na sociedade e no mercado de trabalho, por meio de parcerias com empresas privadas e com o poder público.
INSTITUTO GOIAMUM
A OSC Capixaba “GRUPO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E AMBIENTAL INSTITUTO GOIAMUM” Ou simplesmente IGO, iniciou suas atividades no ano 2000 com o objetivo principal de cuidar do meio ambiente, contribuindo de forma sistemática e ativa no combate à desigualdade social e a pobreza, e estimulando o exercício pleno da cidadania ambiental no Espírito Santo.
Entre os principais trabalhos realizados pelo IGO está a elaboração de Termos de Referências; Plano de Manejo em Unidades de Conservação; Estudos, Relatórios e Declarações de Impacto Ambiental; Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas; Projetos de Educação Ambiental e Zoneamentos Ecológicos. O Goiamum participa ainda anualmente da elaboração da portaria do defeso da “andada” do Caranguejo Uçá, em parceria com o Grupo Gestor do Caranguejo, hoje Grupo de Gestão de Manguezais do IBAMA, além de atuar ativamente em eventos ambientais.
Associação de Vivência Shalom | @vivencia_shalomO Centro de Vivência Shalom foi fundado em dezembro de 1997, no bairro Central Carapina, município de Serra. Atua com 100 crianças e adolescentes entre 06 a 15 anos com serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Realiza um conjunto de atividades lúdicas, transversais e com os eixos de convivência social, direito de ser, participação social e através das oficinas: Valores humanos, Ler e Aprender, Esportes, Artesanato, Jiu-jítsu, Kickboxing e outras. Tem a missão de promover a inclusão social de crianças e adolescentes e suas respectivas família com vulnerabilidade social por meio de redes, fortalecimento de vínculo familiar, apoio pedagógico, ações socioassistenciais e orientação para a vida. Está há 26 anos na missão com parcerias de pessoa físicas e jurídicas até hoje em prol do próximo.
Cidade Quintal | @cidadequintal @afantasticacarpintaria
A Cidade Quintal é uma organização fundada em 2016 que atua no campo do urbanismo cidadão e do design circular, em parceria com comunidades, para requalificar espaços na cidade.
Foi pensando nas possibilidades criativas para o seu próprio resíduo, e o dos territórios onde atua, que surgiu a provocação para criar um laboratório de materiais: A Fantástica Carpintaria, lugar de inovação e experimentação, onde as ideias e os resíduos plásticos ganham forma. Com sede no Centro Histórico de Vitória, o laboratório conta com uma linha de maquinários e ferramentas voltados para a reciclagem criativa, onde são criados mobiliários e instalações urbanas, além de acontecerem atividades que misturam arte, meio ambiente e ciência.
APAE CARIACICA | @apaecariacica
Fundada em 1987, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cariacica/ APAE de Cariacica, é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, e seu objetivo principal é promover a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo, em seus ciclos de vida, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania.
A APAE de Cariacica atende mensalmente 830 famílias, prestando serviços nas Áreas de Assistência Social, Educação e Saúde. Destaque para as atividades culturais desenvolvida com os assistidos, com as Bandas de Fanfacongo, Congo e Banda Marcial e atividades voltadas para o Esporte, com a Natação e Futsal.
Fundação Carmem Lucia, Projeto Entrelaços | @fundacaocarmemlucia
Melhorar a qualidade de vida das famílias, promovendo saúde, educação e assistência social através de serviços humanizados é a missão da Fundação Carmem Lucia há 15 anos! Um dos projetos sociais desenvolvidos pela fundação é o Entrelaços que atende crianças e adolescentes com espectro autista (TEA), transtorno opositor desafiador (TOD) e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDHA) por meio da arteterapia. Nesse projeto, para além do atendimento das crianças e adolescentes, as famílias também participam do grupo de acolhimento e orientação com o psicologia. Dessa forma, o projeto Entrelaços favorece desde a melhoria na sociabilidade e o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais das crianças e adolescentes, ao fortalecimento das famílias.
Associação Sociedade Cultura e Arte (SOCA) | @socabrasil
Fundada em 2018 em Vila Velha, a SOCA é uma associação sem fins lucrativos de artistas e fazedores de cultura com o objetivo de promover o acesso livre e gratuito à processos de criação e aprendizagem em Artes, e a produção e difusão de bens simbólicos em Teatro, Música, Fotografia e Audiovisual, atrelados a políticas afirmativas e transversais. Tem na diversidade e na inclusão os valores e o suporte da realização de projetos culturais de inovação e impacto social, como @orquestra.br.decantorescegos, @nada.me.falta, @cenadiversa e @escoladefotografoscegos.
Rede Protagonista | @redeprotagonistaoficial
A Rede Protagonista sediada no bairro Resistência/Grande São Pedro, busca em sua proposta pedagógica, acabar com o ciclo da pobreza, tendo como foco as comunidades da região da Grande Vitória/ES, por meio de atividades culturais, esportivas e programas de qualificação profissional.
Atualmente são 680 atendimentos mensais de crianças e adolescentes entre 05 e 16 anos através de nossas atividades culturais e esportivas, por meio das oficinas de Futebol, Ballet, Judô e Danças Urbanas.
E 580 atendimentos mensais de jovens e adultos nas atividades de qualificação profissional, fomento ao empreendedorismo, gerais de renda e empregabilidade dentro das comunidades periféricas. Desta forma atendendo os objetivos propostos, em seu duplo aspecto - preventivo e conscientizador, criando possibilidades para que os moradores atendidos se percebam como sujeitos de direitos e deveres, capazes de transformarem a realidade em que vivem.
Montanha da Esperança | @montanhadaesperancaoficial
A Montanha da Esperança, fundada em 1998, oferece uma abordagem integral para adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social em Cariacica. A instituição atua em quatro áreas principais: Acolhimento Institucional (Casa Lar), Formação Profissional (10 cursos em áreas como automotiva, vestuário, alimentação, administração, tecnologia e beleza), Música e Artes (dispondo também de uma orquestra de violinos) e Desenvolvimento Esportivo (aulas de natação, vôlei, jiu-jitsu e futebol). Até 1500 adolescentes e jovens são atendidos anualmente, recebendo suporte psicossocial, valores e habilidades essenciais para o convívio social, saúde, bem-estar e formação cidadã.
Instituto Serenata D'Favela | @institutoserenatadfavela @orquestrasinfoniadfavela
Fundado em 2010, o Instituto Serenata D'Favela promove transformação social por meio da música e da cultura, oferecendo oportunidades para jovens de comunidades da Grande Vitória. Com projetos como o Coral Serenata, a Orquestra Sinfonia D'Favela, e atividades de fotografia, dança, poesia e reforço escolar, o instituto foca no desenvolvimento artístico e educacional. O Núcleo de Apoio Social atende 325 pessoas, incluindo crianças e famílias, com o objetivo de promover inclusão, justiça social e empoderamento. A missão do Instituto é utilizar a arte para transformar a realidade dos jovens das favelas.
Instituto Últimos Refúgios | @ultimosrefugiosFundado em 2011, o Instituto Últimos Refúgios atua como um HUB de inovação, desenvolvendo projetos ambientais, sociais e culturais que promovem uma relação equilibrada entre as pessoas e a natureza. Com um histórico que remonta a 2006, nosso trabalho inclui documentários, parcerias com o poder público e a sociedade civil, e projetos de conservação, como o “Baía das Tartarugas” e “Marsupiais”. Além de sensibilizar, busca incentivar o desenvolvimento sustentável e a educação ambiental. Trabalha também com pesquisa científica, fomento ao turismo, bem como busca influenciar positivamente políticas públicas.