Geral

Seo Tuta, fundador da Jovem Pan, morre aos 93 anos

Com trajetória no jornalismo desde a década de 40, Seo Tuta estava internado no Hospital Sírio Libanês com a saúde debilitada

Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação/Jovem Pan

Antônio Augusto Amaral de Carvalho, mais conhecido como Seo Tuta, fundador da Jovem Pan e figura icônica da comunicação brasileira, morreu aos 93 anos.

Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, com a saúde debilitada, conforme comunicado divulgado pela rádio nesta segunda-feira(4).

“É com imenso pesar que o Grupo Jovem Pan anuncia o falecimento de Antônio Augusto Amaral de Carvalho, aos 93 anos. Fundador da Jovem Pan, Seu Tuta, ícone da comunicação, revolucionou a história da Rádio Jovem Pan e marcou época na televisão. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês com a saúde debilitada. Pai, marido, avô, bisavô e querido por centenas de funcionários”, comunicou a rádio.

LEIA TAMBÉM: 

Contrações na BR-101: bebê nasce em parto de emergência na Serra

VÍDEO | Acidente entre caminhão e carros deixa um morto na BR-101 no ES

Embarcação do aquaviário para no meio da baía de Vitória e precisa ser rebocada

Seo Tuta foi casado com Dona Margot Carvalho, com quem teve uma família extensa de filhos, netos e bisnetos. Ao longo de sua carreira, a frase “Ninguém faz sucesso sozinho” se tornou sua marca, refletindo sua visão colaborativa no meio da comunicação.

Foto: Reprodução/Jovem Pan

Sua trajetória no jornalismo teve início na década de 1940. Já nos anos 1960, ele deixou sua marca na TV Record, criando festivais que impulsionaram movimentos culturais como a Tropicália e a Jovem Guarda. 

Ele também foi um dos criadores do programa Família Trapo, com um elenco que incluía estrelas como Ronald Golias, Hebe Camargo e Jô Soares.

Na década de 1970, Seo Tuta assumiu a antiga Rádio Panamericana e a transformou na Jovem Pan, investindo em inovações como transmissões esportivas in loco, além de ser pioneiro no streaming com a Jovem Pan Online.

*Com informações do Portal Terra.