Sistema de alertas da Defesa Civil nacional começa em dezembro no ES
O Defesa Civil Alerta orientará as pessoas sobre riscos iminentes de alagamentos, enxurradas, entre outros
Uma ferramenta de envio de alertas de emergência do governo federal irá começar a operar nos estados das regiões sul e sudeste do Brasil, que inclui o Espírito Santo, no dia 4 de dezembro. O Defesa Civil Alerta será operado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-ES).
A ferramenta se integrará aos recursos utilizados pelo Sistema Alerta! ES, e orientará as pessoas sobre riscos iminentes de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros.
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Os alertas serão enviados por mensagem e de forma simultânea, para as pessoas que portam telefone celular, e estão em uma área definida, que pode ser de risco.
A mensagem chegará aos telefones que estiverem conectados à rede móvel. Aparelhos em modo avião ou desligados não receberão a notificação.
Não será necessário fazer cadastro, download, e nem ser morador da área de risco. As notificações chegarão a todos os telefones que estiverem conectados às torres de telefonia no momento do disparo de alerta.
A implantação do Defesa Civil Alerta é coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e executada por prestadoras de telefonia móvel. A operacionalização da ferramenta no Espírito Santo ficará a cargo da Defesa Civil Estadual.
Antes de ser implantado, o sistema passou por uma série de testes em todo o Brasil. No Espírito Santo, o teste foi realizado no dia 10 de agosto, e a cidade escolhida foi Cachoeiro de Itapemirim. Na ocasião, todos os celulares que estavam na região escolhida para o teste receberam mensagens de demonstração.