Sobrevivente do nazismo, professor da Ufes morre aos 105 anos
Karel van de Bergen cursou mestrado em Filosofia e passou a lecionar na Ufes, onde ficou de outubro de 1977 até 1991, quando se aposentou, aos 70 anos
Karel van de Bergen, professor aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo, morreu na noite de terça-feira (05), aos 105 anos. Holandêns, van de Bergen lecionava Filosofia.
O falecimento foi comunicado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes).
Van de Bergen nasceu em 1919, na Província de Brabante do Norte, próximo à fronteira com a Bélgica, na cidade de Roosendaal. Por lá viveu até 1946 e chegou a testemunhar sua cidade ser alvo de ataques alemães durante a Segunda Guerra Mundial.
LEIA TAMBÉM:
Educação em Pauta: veja quem são os 3 finalistas do projeto e como votar
Alerta de chuva "excepcional" para o próximo final de semana no ES
Professora usa IA e ajuda alunos a se verem nas profissões dos sonhos
O professor pertencia à ordem do Sagrado Coração e veio para o Brasil trabalhar no Rio de Janeiro, onde decidiu cursar Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Por ali também foi professor e lecionou disciplinas na área de genética.
Cursou mestrado em Filosofia e passou a lecionar na Ufes, onde ficou de outubro de 1977 até 1991, quando se aposentou, aos 70 anos.
Também trabalhou vários anos na Escola de Medicina de Vitória (Emescam), lecionando as disciplinas de histologia, citologia e genética.
"Karel também era músico e por vários anos foi regente de uma banda musical que havia na Ufes. O grupo se apresentava em momentos especiais da vida da Universidade e também durante o almoço no Restaurante Universitário. O professor viveu sua vida intensamente, dedicando-se aos estudos e ao ensino, deixando sua contribuição para a história da Ufes", informou a Adufes por nota.