EUA

Universitária morre por reação alérgica após restaurante alterar receita

Pais da jovem revelaram a causa da morte, que ocorreu no ano passado, em entrevista à CBS News; restaurante não havia informado alteração na receita

Enzo Bicalho Assis *Estagiário

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução Facebook
Alison Pickering era alérgica a amendoim, que foi acrescentado a prato de restaurante sem aviso

Alison Pickering, estudante universitária de 23 anos, do Texas, nos Estados Unidos, morreu em 12 de maio de 2023 por reação alérgica após comer um prato que teve ingredientes alterados pelo restaurante sem aviso. Os pais da jovem revelaram a causa da morte recentemente em entrevista à CBS News.

A família frequentava o restaurante regularmente. Segundo os pais, Alison pediu o prato mahi-mahi, que já havia comido outras vezes. Porém, a receita do prato foi modificada, sem qualquer aviso ou atualização no cardápio, acrescentando molho de amendoim, o qual a jovem era alérgica.

LEIA TAMBÉM:

Médicos alertam sobre riscos de lipoaspiração fora de hospital

Saúde anuncia acordo para garantir abastecimento de insulina no SUS

Pneus e sofás: mais de 500 mil toneladas de lixo foram recolhidas em Cariacica

Alison percebeu a reação alérgica rapidamente e usou uma injeção de emergência que carregava para casos de anafilaxia. Ela conseguiu caminhar até a ambulância e falar com os paramédicos, mas o caso se agravou rapidamente e a estudante morreu pouco tempo depois, conforme relatado pela CBS News.

Os pais da jovem, Joy e Grover Pickering, chamaram a atenção para a importância de maior cuidado e transparência nos restaurantes.

“Alison era cuidadosa com sua condição, mas foi traída por uma falha básica de comunicação. Ninguém deveria enfrentar esse risco ao comer fora”, afirmou Joy à CBS News.

O casal atua para implementar diretrizes que obriguem os restaurantes a informar mudanças em receitas, principalmente em casos que envolvam substâncias que tendem a provocar alergias.

Os pais da jovem estão trabalhando em conjunto com organizações locais, como a Texas Restaurant Association. Eles esperam que o caso sirva de alerta para evitar tragédias semelhantes.

O restaurante envolvido no caso não comentou publicamente sobre o ocorrido, mas, segundo os pais de Alison, o estabelecimento se comprometeu a revisar seus protocolos internos.

*Com informações do Mundo ao Minuto