![Espírito Santo vai receber primeiro mosteiro da Igreja Católica Ortodoxa Russa Espírito Santo vai receber primeiro mosteiro da Igreja Católica Ortodoxa Russa](https://uploads.folhavitoria.com.br/2024/10/NPFqP7V8-igreja-jpg.webp)
![](https://uploads.folhavitoria.com.br/2024/10/NPFqP7V8-igreja-jpg.webp)
O primeiro mosteiro da Igreja Católica Ortodoxa Russa na América Latina será inaugurado no Espírito Santo, mais precisamente na Serra do Cavalo, em Fundão. A construção vai começar nos próximos meses e um monge engenheiro já avaliou a planta do local.
O padre Francisco de Assis da Cruz Feitosa, de Brasília, conta que se sente honrado com esse momento especial. “É o primeiro mosteiro da América Latina. O sentimento que tenho é de estar cumprido o mandato de Jesus Cristo. Me sinto um missionário de 15 anos de idade, muito feliz”.
O mosteiro deve dar início à vida monástica em março do próximo ano. “O padre Antônio, que é engenheiro, está lá fazendo a planta. Ele fica até domingo à noite e depois embarca para Buenos Aires. Vamos fazer primeiro de madeira e depois uma estrutura de alvenaria. Ele retorna em março com cinco monges, quando começaremos a vida monástica”.
São quase 8 horas de oração no local e as horas restantes, divididas entre estudo e descanso. Além disso, os monges são voltados para a vida contemplativa. “O mosteiro é onde os monges vivem 24 horas, divididas entre trabalho e estudo. A vida contemplativa, viver daquilo que produz. Não se admite tecnologia. São oito horas de oração corrida”, explica.
Depois de aberto, o mosteiro terá liturgias abertas ao público aos domingos.
Igreja Ortodoxa Russa no Brasil
De acordo com o padre Francisco, são sete igrejas no Brasil: duas no Rio Grande do Sul, uma em São Paulo, uma em Manaus, duas no Rio de Janeiro e uma em Brasília.
Curiosidades
– O natal é comemorado no dia 7 de janeiro, conforme o calendário Juliano. Já os católicos romanos, comemoram no dia 25 de dezembro, pois levam como base o calendário Gregoriano.
– Os padres não são celibatários e podem se casar. Apenas os monges que são celibários, pois deles sairão os bispos.
– O Papa não é reconhecido como autoridade máxima.