Capixabas chegam cedo ao Palácio Anchieta para dar último adeus a Gerson Camata
Mesmo sabendo que o velório seria aberto ao público às 10 horas, a população já aguarda no local
O corpo do ex-governador Gerson Camata, assassinado na tarde de quarta-feira (26), na Praia do Canto, em Vitória, está sendo velado desde às 6h30 desta quinta-feira (27), no Palácio Anchieta.
Valterino Ferreira da Silva, de 70 anos, foi o primeiro a chegar ao local, onde aguarda a abertura do velório ao público. "Tenho uma recordação muito grande de Gerson Camata logo que foi governador. Conheci o pai dele e ia muito à casa dele. É uma família muito boa e não sei como essa tragédia aconteceu".
Mesmo sabendo que o velório seria aberto ao público apenas às 10 horas, Valterino chegou ao Palácio Anchieta às 6h30. "Gerson Camata era uma pessoa muito boa. Ele não merecia ser morto dessa forma e nem ser vítima de qualquer outra tragédia. Soube que ele havia morrido por uma notícia que passou na TV", contou.
Darcy Tavares também está no local onde o velório acontece desde o início da manhã. "Cheguei por volta de 8 horas. Estava acompanhando o caso desde que aconteceu e fiquei muito chocado. O conhecia desde o inicio da carreira quando era radialista. A família sempre demonstrou muito respeito e simpatia pela população".
Tavares disse que o fim de ano não será de alegria. "Essa tristeza vai demorar a passar. Tenho certeza que todos os capixabas estão com esse sentimento de perda e esperamos que a justiça seja feita".
Por volta de 07h05, esposa do ex-governador, a ex-deputada federal Rita Camata, chegou ao local. Segundo programação divulgada pelo Governo do Espírito Santo, até as 10 horas, as atividades do velório serão restritas à familiares do ex-governador. Um culto será celebrado por Dom Décio Campos, bispo emérito de Colatina. Às 8h55, o irmão de Gerson Camata, Rogério Camata chegou ao Palácio Anchieta e se emocionou.
Ainda de acordo com a programação, às 10 horas, o velório será aberto ao público, sendo encerrado ás 14h30, quando será dado início ao cortejo até um cemitério localizado no município da Serra. O corpo deve ser sepultado às 16 horas.
O crime
O ex-governador do Espírito Santo e ex-senador pelo estado por três mandatos, Gerson Camata morreu vítima de tiros. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. Viaturas da Polícia Militar e uma ambulância do Samu acompanharam a ocorrência.
O suspeito de matar Gerson Camata foi preso momentos depois, ainda no bairro onde ocorreu o crime, e confessou o assassinato na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Leia também
>> Ex-governador Gerson Camata é morto na Praia do Canto, em Vitória
>> Suspeito de assassinar Gerson Camata é preso em Vitória
>> Gerson Camata: relembre a trajetória política do ex-governador assassinado
>> Hartung decreta luto oficial de sete dias e Casagrande lamenta
>> Assassino foi processado por Gerson Camata e devia R$ 60 mil
>> Morte de Gerson Camata abala autoridades capixabas
>> Corpo de Gerson Camata é velado no Palácio Anchieta, em Vitória
>>