Geral

Justiça determina que 70% dos ônibus circulem na greve durante horário de pico

Decisão foi tomada neste domingo pelo desembargador José Luiz Serafini do TRT

Rafael Silva Freitas

Redação Folha Vitória
Foto: TV Vitória

Mesmo com os rodoviários em greve, pelo menos 70% da frota dos ônibus deverão circular nesta segunda-feira (3) durante o horário de pico na Grande Vitória. 

Neste domingo (2), o desembargador José Luiz Serafini deferiu parcialmente o pedido de liminar do GV-Bus e do Setpes determinando que o Sindirodoviários mantenha este percentual de funcionamento das 6h às 9h e das 17h às 20h.  Nos demais horários, a liminar impõe que 50% da frota esteja nas ruas.

A decisão vale para todas as linhas e itinerários. O descumprimento da liminar, ainda que parcial, acarretará multa diária de R$ 200 mil.

"Nos serviços considerados essenciais, deve-se obrigatoriamente manter, durante a greve, a prestação de serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, cabendo ao Poder Público, caso inobservado tal regramento, assegurar sua prestação", escreve o desembargador na liminar.

Na sexta-feira (30), às 16h, não houve acordo na tentativa de conciliação durante reunião no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES). Os rodoviários decidiram na manhã deste domingo (2) submeter a assembleia a contraproposta das empresas, que foi rejeitada, mantendo a greve. 

Empresas e trabalhadores terão uma reunião para outra tentativa de acordo na sede da GV-Bus, na segunda-feira (3).