Os grandes vencedores do Prêmio Ecologia 2018 foram reconhecidos em uma solenidade na manhã desta terça-feira (4), no Palácio Anchieta, em Vitória. Neste ano, foram contemplados os primeiros e segundos lugares de cinco categorias e quatro subcategorias, totalizando 18 vencedores para celebrar a 18ª edição da premiação, que teve como tema “Iniciativas sustentáveis: ecologicamente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis”.
A cerimônia foi comandada pela apresentadora do programa Fala Manhã, da TV Vitória/Record TV, Andressa Míssio, e contou com a presença de autoridades do Estado, além de representantes de instituições atuantes na área.
O prêmio, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e apoio da Rede Vitória, tem como missão reconhecer e incentivar pesquisas, projetos, atividades e obras desenvolvidos na área socioambiental do Espírito Santo.
Veja aqui as fotos da cerimônia
“Nós estamos há 18 anos construindo melhorias da sociedade, para o meio ambiente capixaba, por meio do Prêmio Ecologia. A gente vê a sociedade capixaba cada vez mais exigente com o meio ambiente. Ainda tem muito de educação ambiental para fazer e enquanto um cidadão ainda joga uma latinha pela janela do carro, nós ainda temos que fazer o esforço mutuo de convencimento e educação ambiental com a sociedade”, destacou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Aladim Fernando Cerqueira.
Nos 18 anos de realização, a iniciativa recebeu o apoio da Rede Vitória. Durante a solenidade, o diretor-geral, Fernando Machado, destacou a importância da premiação, que caminha junto com a preocupação de preservar o meio ambiente para as futuras gerações.
“Desde o momento em que a Rede Vitória abraçou a causa do meio ambiente lá em 2003, no primeiro governo do Paulo Hartung, nós tínhamos uma responsabilidade, determinada pelo nosso presidente, que nós precisávamos fazer força junto com os governos e entidades para cuidar do meio ambiente. Aqui é onde a gente produz, onde a gente cria a nossas famílias, temos riquezas e precisamos preservar isso para a nossa geração, que se beneficia disso, e também para gerações futuras”, destacou o Fernando.
O prefeito do Município de Linhares, Guerino Zanon, também esteve presente na solenidade de entrega. Na ocasião, ele reforçou a preocupação do Governo do Estado em promover ações voltadas para o meio ambiente e destacou um importante projeto do municio do norte do estado.
Nas categorias Pesquisa – Graduação, Pesquisa – Pós-Graduação, Experiência de Sucesso, Educacional Fundamental – Professor e Educacional – Médio – Professor, os primeiros colocados levaram para casa um cheque no valor de R$ 4 mil. Nas categorias Educacional Fundamental – Escola e Educacional Médio – Escola, o prêmio foi um Ipad cada. Já o vencedor e o segundo colocado da categoria Fotografia, levaram para casa uma Câmera Digital Semiprofissional. Nas demais categorias, o prêmio para aqueles que ficaram em segundo lugar foi um tablet Samsung.
VENCEDORES DO PRÊMIO ECOLOGIA 2018
Categoria: “Pesquisa e Extensão” – Subcategoria: Graduação”
1º lugar: Daniella Amorim Gomes – “Influência da incorporação de agregado reciclado na substituição parcial do agregado graúdo no concreto: ensaio de resistência a compressão”.
2º lugar:
Priscila Motté Costa “Sensibilização quanto à coleta seletiva de resíduos sólidos orgânicos e a compostagem em pequena escala: estudo de caso IFES – Campus
Categoria: “Pesquisa e Extensão” – Subcategoria: Pós Graduação”
1º lugar: Maria Claudia Lima Couto “Modelo logístico para localização de instalações destinadas à logística reversa de embalagens pós- consumo.”
2º lugar: Kárita Fernanda Fontes Lima “Extração de bio-óleo via base úmida a partir da microalga da espécie Nannochloropsis Oculata.”
Categoria: “Educacional” – Subcategoria: “Fundamental”
1º lugar: Wesley Alves Silva – EMEF “Bértolo Malacarne” “Deixe a Terra Florescer.”
2º lugar: Solimar Giestas Paiva Lopes – EEEF Liberal Zandonadi “Projeto 4L – Liberal Libera o Lixo Legal.”
Categoria: “Educacional” – Subcategoria: “Médio”
1º lugar: Ívina Langsdorff Santana – EEEFM Almirante Barroso – “Projeto DesPÓluir: uma solução sustentável para o pó preto em Vitória.”
2º lugar: Marcelo Simonelli – EEEFM Antonio José Peixoto Miguel “Laboratório Natural: Qualidade da água do rio Reis Magos.”
Categoria: “Experiências de Sucesso”
1º lugar: Valcemiro Nossa “Projeto FUCAPE 120% Sustentável.” 1º lugar
2º lugar: Aline Gonçalves Santos “Mobilidade Urbana Sustentável.”
Categoria: “Municípios Sustentáveis”
1º lugar: Prefeitura da Serra – Karla Andréa Gonçalves Capucho – “Inclusão digital e sustentabilidade: o reaproveitamento de peças na manutenção de computadores de Laboratórios de Informática Educativa na Rede Municipal de Serra/ES.”
2º lugar: Prefeitura de Atílio Vivacqua – Márcio Menegussi Menon – “Águas de Nossa Comunidade.”
Categoria: “Fotografia”
1º lugar: Ricardo Vervloet Medeiros “Família produz café sem agrotóxico.”
2º lugar: Silas Ribeiro Heringer – “Ondas de sujeira.”