Usuários do transporte público da Grande Vitória já estão há dois anos sem o Terminal de Itaparica, em Vila Velha. O local foi interditado, pois, de acordo com o governo do Estado, apresentava riscos aos frequentadores do local.
De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), órgão responsável pela obra, o prazo para que o terminal seja entregue é até o fim de 2020, ou seja, cerca de 30 dias de obras até que a população tenha o terminal finalizado.
Com a interdição, 30 linhas que operavam no Terminal de Itaparica foram transferidas, sendo cinco para o Terminal do Ibes e 25 para o de Vila Velha, que ficou sobrecarregado. Segundo a Ceturb, cerca de 45 mil passageiros passavam pelo terminal todos os dias.
De acordo com o departamento, as obras de reconstrução do Terminal Itaparica, que a priori seria entregue em outubro, tiveram um atraso em função da pandemia da covid-19. Por conta da dificuldade operacional, devido ao novo coronavírus, o prazo foi estendido até 31 de dezembro de 2020.
Segundo o DER-ES, a preparação da área reconstruída, demolição de estruturas antigas e reforço dos pilares já estão concluídas. Em agosto, o governador Renato Casagrande (PSB), havia visitado as obras e se manifestou com otimismo nas redes sociais. Na ocasião, ele também prometeu que uma parte do terminal, desativada desde 2017, estaria pronta para operar no complexo do terminal de Itaparica.