Geral

Torres d'água de 15 metros desabam em condomínio popular de Cariacica

Homem que trabalhava no telhado de um dos prédios foi resgatado inconsciente. O condomínio em Padre Gabriel abriga 496 famílias

Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

Duas caixas d’água de 15 metros desabaram no condomínio popular Residencial São Roque, em Padre Gabriel, em Cariacica na manhã desta quarta-feira (30). O empreendimento, do programa Minha Casa Minha Vida, havia sido entregue há pouco mais de 15 dias, em 14 de dezembro, a 496 famílias de baixa renda em cerimônia que contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho e do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho. As estruturas atingiram o teto e o quinto andar de um dos edifícios. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu um homem que estaria trabalhando no teto do prédio. Ele estava inconsciente e com ferimentos, sendo encaminhado para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória. Os bombeiros verificaram que a laje do quinto andar estava prestes a ceder. Os 14 blocos do condomínio foram evacuados. 

O condomínio

O Residencial São Roque recebeu investimento federal de R$ 40,67 milhões. O empreendimento conta com apartamentos de dois quartos, com 49,70 m² de área. Os moradores têm acesso a parque infantil, centro comunitário, quadra de esportes, salão de festas, vaga de estacionamento e guarita, além de redes de água, esgoto, drenagem, energia elétrica e iluminação pública, pavimentação e urbanização. O projeto foi fruto da união entre Governo Federal, Governo do Estado e ações da Prefeitura de Cariacica. De acordo com a prefeitura, foram 2 mil pessoas beneficiadas com a entrega das chaves.

Retirada de moradores

A Defesa Civil de Cariacica informa que isolou a área do condomínio São Roque e retirou todos os moradores do local.

No que se refere às informações sobre a obra, o empreendimento é de responsabilidade do Governo Federal, pois faz parte do projeto Minha Casa Minha Vida. O empreendimento teve a supervisão, vistoria e emissão dos laudos técnicos pela Caixa antes de ser entregue às famílias. A obra foi realizada pela empresa Cobra Engenharia.

Nesse processo, coube à Prefeitura de Cariacica – por meio da Gerência de Habitação – cadastrar famílias que não possuíam casa própria e que habitavam áreas de risco ou em situação habitacional precária