Além de PAs, hospitais privados do ES registram aumento de pacientes com sintomas gripais
Desde o início da semana, os prontos atendimentos públicos registraram um aumento no número de pacientes com sintomas gripais. O cenário se repete na rede privada
Com a epidemia de casos de gripe no Espírito Santo, muitas unidades de pronto atendimento têm recebido um número maior do que o habitual de pacientes com sintomas gripais. O aumento na procura não está restrito apenas à rede pública. Os hospitais privados também tem observado um número maior de pacientes com sintomas gripais nos últimos dias.
Nesta terça-feira (14), o Governo do Estado emitiu um alerta, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen), sobre o aumento da identificação do vírus da Influenza A entre as amostras coletadas no mês de dezembro, que atingiu um montante seis vezes superior ao encontrado no mês de novembro.
Registros feitos pelo paciente Naldo Sales, nesta quarta-feira (15), mostram a sala de espera da unidade do Samp Vila Velha cheia. Ele contou que chegou na unidade no final da manhã e que o atendimento médico estava demorando.
A operadora de planos de saúde disse que, nos últimos dias, muitas pessoas têm procurado pronto atendimentos, pronto-socorros e hospitais com um ou dois dias de sintomas gripais.
Nas últimas 72 horas, a Samp registrou um aumento muito além do normal na procura por atendimento, dobrando o volume de pessoas em suas unidades.
A orientação é para que os pacientes com sintomas leves busquem o PS Virtual. A Samp destacou que os médicos do serviço online estão capacitados para dar o encaminhamento adequado a cada caso e orientam o paciente sobre a necessidade de procurar ou não atendimento presencial.
A empresa também disse que os pacientes são orientados a aguardarem a janela entre o terceiro e o sétimo dia de sintoma em caso de suspeita de covid-19 para fazer o teste, já que fora deste período as chances de o resultado ser falso negativo é maior.
LEIA TAMBÉM: Veja os locais para se vacinar contra a gripe na Grande Vitória
Também houve aumento na procura de pessoas com sintomas gripais no pronto atendimento da Unimed Vitória. A unidade aumentou o número de médicos para acelerar os atendimentos e colocou uma equipe assistencial dedicada a casos graves que possam surgir.
O hospital reforçou que a população deve continuar respeitando os protocolos de segurança e saúde, como o uso de máscaras e álcool 70%, para conter o agravamento das síndromes respiratórias.
Nos últimos dias, o Hospital Meridional Cariacica registrou um aumento de quase 100% no número de atendimentos no pronto-socorro. Apesar do aumento, principalmente de pacientes com sintomas gripais, não houve acréscimo no número de internações no hospital.
O hospital informou ainda que, para reduzir o impacto com a crescente demanda e evitar atrasos nos atendimentos, reforçou a equipe do pronto-socorro.
LEIA TAMBÉM:
>> VÍDEOS | Epidemia de gripe: mesmo com orientação da Sesa, PAs ficam lotados nesta quarta
>> Casos de gripe superlotam unidades de saúde e PAs na Grande Vitória; veja vídeos
O Vitória Apart Hospital, na Serra, informou que nas últimas 72 horas registrou um aumento, muito além do normal, na procura por atendimento em suas unidades, dobrando o volume de pessoas em seus pronto-socorros e unidades avançadas.
Para atender a demanda crescente e inesperada, o hospital informou que está ampliando a capacidade de atendimento com a contratação de médicos clínicos e pediatras para atuar nas unidades de pronto atendimento na Grande Vitória e no pronto-socorro da Serra.
O hospital ressaltou que pacientes com sintomas leves devem procurar atendimento ambulatorial e a rede de telemedicina, com PS Virtual, e somente dirigir-se à urgência nos casos de sinais de alerta como cansaço, falta de ar ou febre persistente.
A MedSênior informou que o hospital da operadora de saúde em Vitória tem registrado aumento no número de atendimentos de pacientes com sintomas gripais. Nos últimos 10 dias, os atendimentos no pronto-socorro cresceram cerca de 40% em comparação ao mês de novembro.
O Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) informou que registrou um aumento de cerca de 80% do atendimento no pronto-socorro relacionado a pacientes com sintomas gripais nos primeiros 14 dias do mês de dezembro de 2021.