Geral

CNH Social: veja a lista de suplentes para tirar habilitação de graça no ES

Os candidatos com o nome na lista de suplentes deverão obedecer aos prazos de abertura e conclusão das etapas do processo

Foto: Agência Brasil

Segunda chance para 489 capixabas conseguirem obter a primeira habilitação, adicionar ou mudar a categoria, de forma gratuita no estado. 

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) divulgou, nesta quinta-feira (02), a lista de suplentes selecionados na 3ª fase do programa CNH Social 2021.

Esta fase do programa atraiu 54.754 interessados para 2,5 mil vagas disponibilizadas pelo departamento. Agora, com a desclassificação dos candidatos selecionados na primeira chamada, mais de 480 pessoas têm a oportunidade de serem beneficiados pelo programa. 

A lista de suplentes está disponível no site do Detran. Os candidatos selecionados devem ficar atentos aos prazos do programa para abertura e conclusão das etapas do processo de Habilitação. 

A matrícula on-line também está disponível no site, na aba ‘CNH Social’.

Matrícula on-line

Os candidatos com o nome na lista de suplentes deverão obedecer aos prazos de abertura e conclusão das etapas do processo de Habilitação. 

O candidato que não respeitar os prazos estabelecidos pelo programa será desclassificado e perderá o benefício.

O candidato com o nome na lista de suplentes divulgada terá o prazo de 15 dias, ou seja, até o dia 17 de dezembro, para realizar a matrícula on-line no site, na aba ‘CNH Social’.

Assim, o interessado poderá ter acesso à informação de qual Centro de Formação de Condutor (CFC) vai realizar a abertura do seu processo de habilitação, no Sistema RENACH, bem como os documentos necessários que deve providenciar.

Após matrícula on-line, o candidato terá 15 dias para procurar o CFC, presencialmente, e concluir a abertura do RENACH. 

Feito isso, o candidato terá mais 30 dias para fazer a coleta biométrica em uma unidade do Detran|ES. 

O serviço deve ser agendado pelo próprio candidato no site de Agendamento do Governo do Estado ou no Faça Fácil, para os candidatos que optarem por realizar o procedimento no Faça Fácil de Cariacica. 

Após coletar a biometria, o candidato à categoria A ou B terá 30 dias para concluir os Exames Médico e Psicológico na clínica credenciada ao Detran|ES.

CNH Social 

O programa CNH Social é uma iniciativa para que as pessoas de baixa renda no Estado possam ter acesso à carteira de habilitação e capacitação com vistas ao mercado de trabalho, além de serem sensibilizadas sobre a importância da proteção da vida no trânsito.

Em 2021, o programa atraiu 59.064 candidatos para 3.000 vagas disponibilizadas na primeira fase e outros 57.456 inscritos para 2.500 vagas na segunda fase do programa. 

Neste ano, foram disponibilizadas 8 mil vagas para carteiras de motorista e um investimento de R$ 11 milhões em 2021. Relançado em 2019, em quatro anos da atual gestão, serão ofertadas 25 mil carteiras de motorista gratuitamente



Pontos moeda