Geral

Cresce número de mortes em acidentes de trânsito no ES

Levantamento da Secretaria Estadual de Segurança Pública aponta que 76% dos acidentes aconteceram em vias estaduais e municipais

Foto: Divulgação Whatsapp Leitor
Foto: Divulgação Whatsapp Leitor
Foto: Divulgação Whatsapp Leitor
Acidente grave na BR 101, em Sooretama, Região Norte do Espírito Santo 

CORREÇÃO: A reportagem foi atualizada para correção dos dados. Anteriormente, o texto informava equivocadamente que as mortes de acidentes no trânsito no Estado até novembro deste ano já superava o número de todo o ano de 2020. O número estava incorreto. Pelo erro, pedimos desculpas.  

O número de pessoas que perderam a vida em acidentes de trânsito no Espírito Santo de janeiro a novembro deste ano já é maior do que no mesmo período do ano passado. Os dados são do Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo, com estatísticas apenas de óbitos no trânsito.

Segundo o levantamento divulgado nesta sexta-feira (17), o aumento comparativo foi de 6,7%: são 697 mortes nas estradas neste ano contra 653 em 2020. 

De acordo com o levantamento, 76% dos acidentes aconteceram em vias estaduais e municipais. Outras 24% foram registradas em rodovias federais que cortam o Estado.

Região Metropolitana do ES lidera o ranking com mais mortes

O ranking das regiões é liderado pela Região Metropolitana, com 191 mortes, seguida pelas regiões Norte, Sul, Noroeste e Serrana. A área com maior aumento no número de mortes, foi a das montanhas capixabas, foram 20 mortes a mais em relação ao ano passado: ou seja, 24,4% de acréscimo.

Dentre os tipos de acidentes, destacam-se aqueles que envolvem motos. Das 697 mortes registradas, 349 foram de motociclistas. Colisões representam 235 fatalidades e 113 pessoas foram vítimas de atropelamentos. 

LEIA MAIS:

>> VÍDEO | Carro “abraça” poste e acidente deixa dois mortos e quatro feridos em Vitória

>> Identificados jovens mortos em grave acidente em Vitória

Já entre os municípios, a Serra é a cidade do estado com a maior quantidade de mortes: 49.

Apesar de uma redução de 11% na quantidade vítimas registradas nas estradas do município, a Serra, assim como no ano anterior, se manteve no topo do ranking. Os dados mostram que, em sua maior parte, as vítimas são homens, com idade entre 15 e 44 anos. 

No ano anterior, o mês com maior número de mortes foi em dezembro, com 97 vítimas. Já em 2021, a mesma quantidade foi atingida ainda em julho. O mês com menos vítimas no trânsito foi fevereiro.