Geral

VÍDEOS | Chuva forte causa enxurrada, queda de barreira e deslizamento no ES

A Cachoeira do Moxafongo, no município de Santa Leopoldina, foi atingida por uma enxurrada deixando-a com um grande volume de água bem acima do normal

Foto: Reprodução TV Vitória
Chuva forte provoca transtornos em cidades do interior do Espírito Santo

Após uma breve estiagem, o Espírito Santo voltou a ser atingido por fortes chuvas na tarde desta terça-feira (07). Cidades da Grande Vitória e do interior do Estado já enfrentam transtornos provocados pelo grande acumulo de água.

Um vídeo feito por um morador de Santa Leopoldina mostra a Cachoeira do Moxafongo sendo atingida por uma enxurrada. O volume de água subiu rapidamente e ficou bem acima do normal. 

A cachoeira fica localizada à 1,5 km da Sede de Santa Leopoldina. Nas imagens, é possível ver que a água cobre as pedras, desce com força e em alta velocidade.

Outros municípios também foram atingidos pelas chuvas. Em Afonso Cláudio, na região Serrana, o volume de água causou transtornos e uma igreja acabou inundada pela chuva. Já em São Francisco, distrito do município, uma ponte foi destruída.

Em três municípios houve queda de barreiras, deslizamentos de terra e até escola invadida pela água

No final da tarde de hoje a Defesa Civil divulgou um boletim com os municípios  atingidos por desastres no estado. Em Mantenópolis, por conta da forte chuva houve um pequeno deslizamento do bairro Bela Vista sem registro de vítimas.

Em Vila Valério, Região Norte, no final da tarde da segunda-feira (06) choveu muito em todo município. Entre 60mm a 125mm. Duas pessoas ficaram desalojadas. A situação é crítica em um local onde foi construída uma grande represa no período de secas, entre 2015 e 2017. Essa represa fica ao lado de uma estrada de muito acessos de carros. 

Já o município de Santa Maria de Jetibá, segundo a Defesa Civil Municipal, as localidades mais afetadas até agora foram Rio Possmoser, Luiz Potratz e Rio Pontoja. Na localidade de Luiz Protatz uma barreira caiu interditando a via. A equipe da Secretaria de Interior está no local com máquinas para liberar a pista. Na localidade de Rio Pontoja, uma escola foi invadida pela água, mas sem registro de pessoas desalojadas ou atingidas. A equipe da Defesa Civil está monitorando todas as ocorrências.

Instituto de meteorologia emite alerta de chuvas intensas para esta quarta-feira (08)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para todo o Espírito Santo, válidos até às 10h desta quarta-feira (8).

Para as regiões Metropolitana, Noroeste e Centro Norte, são esperados entre 30 e 60 milímetros de chuva por hora ou entre 50 e 100 milímetros de chuva por dia, além de risco de ventos intensos que podem variar entre 60 e 100 quilômetros por hora.

Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. 

Para as regiões Centro Sul e Sul, a chuva pode variar entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos que podem variar entre 40 e 60 quilômetros por hora.

Apesar de classificado como baixo, existe risco também para alagamentos, queda de galhos de árvores, corte de energia elétrica e descargas elétricas.

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, ninguém se abrigue debaixo de árvores ou estacione veículos próximo de torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Para mais informações, a população pode ligar para a Defesa Civil (199), para o Corpo de Bombeiros (193).

Leia mais:

>> Chuva intensa: tarde vira noite com temporal e ES recebe dois alertas

>> Previsão é de chuva forte e temporais nesta semana no ES


Pontos moeda