Geral

Referência no atendimento a autistas no ES, Amaes recebe homenagem pelos 20 anos

A Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo foi homenageada pelos seus 20 anos na Assembleia Legislativa do Estado e também homenageou pessoas e entidades que apoiam o trabalho desenvolvido

Foto: Ales/ Luca S. Costa

Uma das referências no atendimento a autistas, a Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes) foi homenageada pelo trabalho desenvolvido ao longo de 20 anos em uma sessão solene, na manhã desta quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa do Estado, em Vitória.

Voluntária da Associação há três anos, Joelma Mayer disse que na sociedade não é difícil encontrar pessoas que não conhecem ou pouco sabem sobre o transtorno do espectro autista

Para ajudar a mudar essa realidade e levar informação para a população, os voluntários da Amaes desenvolvem diversas ações. Atualmente, a associação realiza mais de 2 mil atendimentos por mês. 

LEIA TAMBÉM: Meu filho tem autismo. E agora? Live desta quinta traz especialista para falar do transtorno

A presidente da Amaes, Pollyana Paraguassú, destacou que o trabalho é resultado do apoio que a associação tem recebido nos últimos anos.

“Temos na Amaes um lugar de esperança, acolhimento e aprendizados. Um espaço de preciosos encontros, onde familiares e pessoas sensibilizadas com a causa autista podem interagir, trocar experiências e se fortalecerem. O conhecimento é poder e precisamos sempre aproveitar o nosso tempo para educar alguém sobre autismo, já que não precisamos somente de defensores, mas de educadores no sentido amplo da palavra”, afirmou.

Esse trabalho não começou por agora. Há 20 anos, voluntários da Amaes atuam para discutir o autismo na sociedade capixaba e para ajudar a conscientizar a sociedade.

Foto: divulgação/ leitor
Pollyana Paraguassú é presidente da Amaes

Joelma Mayer contou que se orgulha do trabalho e dos esforços do grupo para ajudar as famílias e autistas, além da conscientização as pessoas.

“Na Amaes, a maioria das famílias são carentes. Há poucos recursos, projetos continuados. Conhecer a instituição, a causa e a divulgação é fundamental. O autismo ´e um assunto complexo, é difícil comparar até uma criança autista com outra. O comportamento é diferente. Por isso, todo apoio é positivo”, disse.

A presidente da Amaes acrescentou que os resultados alcançados ao longo dos anos e, principalmente, a introdução do tema nas discussões sociais é uma das maiores conquistas da associação, mas que ainda há muito o que se debater. 

“Nesses 20 anos, foram conquistadas muitas coisas. Estamos divulgando a causa, mostrando para a sociedade o que é autismo. Hoje, a gente percebe que o autismo está mais evidenciado”, contou.

Prêmio “Universo Azul” e comenda “Anjo Azul” foram entregues durante a solenidade

Além de receber a homenagem na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) pelos seus 20 anos de trabalho, a Amaes prestou um reconhecimento às entidades e personalidades capixabas que apoiam as ações desenvolvidas pela associação.

Ao todo, 32 pessoas foram homenageadas com o prêmio “Universo Azul”, oferecido pela associação às pessoas e entidades que se destacam na luta pela causa. 

Duas comendas “Anjo Azul” foram entregues a pessoas que fizeram a diferença pelos relevantes trabalhos em favor da entidade.

“A Amaes já entrega esse prêmio há cinco anos. Ela homenageia pessoas que são da iniciativa pública e privada, pessoas que estão caminhando conosco. Nada acontece sem o apoio dessas pessoas, das famílias. É um movimento de pais e amigos”, frisou a presidente da Amaes.

LEIA TAMBÉM: Folha Vitória, TV Vitória e IAB recebem homenagem por dar voz à autistas

O deputado Doutor Hércules, que ofereceu a homenagem na Assembleia, foi homenageado pela associação com o prêmio “Universo Azul”. Em seu discurso, ele agradeceu e fez um apelo para os demais parlamentares para que, também, apoiem a instituição.

“Quero agradecer a nomeação que já me foi dada mais de uma vez, de padrinho da Amaes. Peço aos meus pares que façam também algumas emendas, alguma verba para a Amaes. Até hoje, eu já destinei R$ 342 mil e sei que é muito pouco ainda, eles precisam de muito mais”, afirmou.

Veja quem foram os homenageados:

PRÊMIO UNIVERSO AZUL

– Bárbara Campos
– Coronel Giuliano Menegatti
– Denys Moraes
– Iriny Lopes (Deputada estadual)
– Bruno Lamas (Deputado estadual)
– Delegado Danilo Bahiense (Deputado estadual)
– Erick Musso (Deputado estadual)
– Fabrício Gandini (Deputado estadual)
– Luciano Machado (Deputado estadual)
– Theodorico Ferraço (Deputado estadual)
– Torino Marques (Deputado estadual)
– Amaro Neto (Deputado federal)
–  Helder Salomão (Deputado federal)
– Ted Conti (Deputado federal)
– Fernanda Mappa
– Marcos Delmaestro
– Paula Pazolini (promotora de Justiça)
– Pedro Onofre
– Sergio Vidigal (Prefeito da Serra)
– Euclério Sampaio (Prefeito de Cariacica)
– Lorenzo Pazolini (Prefeito de Vitória)
– Ricardo Ferraço (Ex-senador)
– Rose de Freitas (Senadora)
– Terezinha Fanti
– Thiago Gusmão
– TV Vitória/Folha Vitória
–  Igor Elson (Vereador da Serra)
–  Devanir Ferreira (Vereador de Vila Velha)
–  Davi Esmael (Vereador de Vitória)
–  Denninho Silva 
–  Duda Brasil (Vereador de Vitória)  
– Vitor de Angelo

COMENDA ANJO AZUL

– Doutor Hércules (deputado estadual)
– Mariana Buaiz (vice-presidente do IAB)

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.