Réveillon no ES: confira em quais cidades a queima de fogos está mantida
Após a divulgação da nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde, a decisão de manter ou não a queima de fogos ficou a cargo de cada cidade
Para não quebrar a tradição da tão esperada queima de fogos na virada do ano, alguns municípios capixabas decidiram manter o costume, mesmo com a pandemia.
Após a divulgação da nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a decisão de manter ou não o evento ficou a cargo de cada cidade.
A prefeitura de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, informou que vai fazer o Réveillon 2022, seguindo as orientações e recomendações da Sesa.
Ainda segundo a administração municipal, tudo será feito dentro dos protocolos sanitários. O uso de máscara será obrigatório, além de ser necessário apresentar o cartão de vacinação.
"Faremos a queima de fogos na Praia da Bugia com controle de acesso e somente serão permitidas as pessoas vacinadas, que deverão levar o cartão impresso para deixar nas portarias de entrada", diz a nota da prefeitura.
Os portões serão abertos a partir de 22h30. Para não haver aglomeração e tumulto, a prefeitura solicita que as pessoas cheguem mais cedo.
"No local não estamos pensando em colocar atrações culturais da cidade. Contamos com a compreensão de todos para atender os protocolos sanitários no combate à pandemia".
A prefeitura de São Mateus informou no último dia 30, que não haverá shows na orla durante o Réveillon por causa da pandemia da covid-19 e da possibilidade de uma quarta onda atingir o país. No entanto, a queima de fogos será mantida.
>> Linhares é o quinto município do ES a cancelar eventos de fim de ano
>> Aracruz cancela queima de fogos e shows do Réveillon e do verão
Na Grande Vitória, a cidade de Vila Velha terá queima de fogos silenciosos de cerca de 15 minutos durante o Réveillon.
Além disso, onze balsas serão instaladas entre a Praia da Costa e Itaparica e outros três pontos fixos: Barra do Jucu, Praia dos Recifes e Ponta da Fruta. Vale lembrar que os fogos serão apenas luminosos, sem efeitos sonoros, para preservar a saúde das pessoas com espectro autista e pets da cidade.
O município da Serra também confirmou, nesta quinta-feira (16), com exclusividade a Pan News Vitória (90.5 FM), que o município terá três pontos com queimas de fogos na virada de ano.
O prefeito da cidade, Sérgio Vidigal, confirmou a realização de show pirotécnico silencioso durante entrevista no programa De Olho no Poder, com Fabi Tostes.
>> Vitória não terá festa e nem queima de fogos no Réveillon
No Sul do Espírito Santo, o município de Piúma divulgou que, considerando o surgimento da nova variante da covid-19, não irá promover apresentações artísticas, mas que a queima de fogos permanece confirmada.
"Considerando a atual situação sanitária posta pela Covid-19 e o surgimento de uma nova variante, a prefeitura de Piúma informa que não promoverá apresentações artísticas no Réveillon, estando por ora confirmada a queima de fogos. Reiteramos nosso compromisso com a saúde piumense e a dos que nos visitam", informou a administração municipal.
A prefeitura de Itapemirim disse que diante do surgimento da nova variante da covid-19, a realização de shows na orla foi suspensa, mas a queima de fogos será mantida na orla e na sede do município.
A orientação é que as pessoas usem máscaras e coloquem em prática o distanciamento social.
Em Marataízes, a prefeitura confirmou que não haverá shows e apresentações artísticas, mas a queima de fogos será mantida. Mais detalhes sobre os protocolos adotados pelo município ainda não foram divulgados.
LEIA TAMBÉM:
>> Réveillon 2022: saiba quais cidades capixabas cancelaram as festas de fim de ano