Geral

Verão 2022 no ES será de altas temperaturas e chuva abaixo do normal, diz Incaper

Estação mais quente do ano que começa nesta terça-feira (21) não terá recordes de calor e terá influência do La Niña derrubando os índices de chuva em toda a Região Sudeste

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Pexels
O verão começa nesta terça-feira (21), a partir das 12h59, e vai até 22 de março de 2022

O verão 2022 no Espírito Santo, que começa oficialmente nesta terça-feira (21) a partir das 12h59, será de altas temperaturas e de registro de pouca chuva. As informações são do coordenador de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos. 

Segundo ele, apesar da estação ser marcada por ser um período chuvoso e quente, o capixaba só sentirá mais calor e usará pouco o guarda-chuva. "De acordo com algumas análises preliminares, o prognóstico climático aponta que a chuva deverá ficar em torno da normal ou ligeiramente abaixo da média em todo o Estado, com atenção especial para a ocorrência de veranicos (período prolongado de pouca nebulosidade) entre os meses de janeiro e fevereiro", destacou.

Ramos descartou que haverá algum recorde de calor. Apontou que as temperaturas, em dias sem nuvens, podem ficar entre 28ºC e 30°C na Região Serrana e entre 31ºC e 33°C nas demais regiões, dentro das médias esperadas na estação.

O Estado estará sob influência do fenômeno La Niña, em que há resfriamento anormal das águas do Pacífico, afetando também o potencial de índice pluviométrico no Brasil. Isso faz com que as chuvas fiquem abaixo da média em toda a Região Sudeste.

Leia também: Semana do Natal deve ser de chuva e poucos momentos de sol no ES

Nesta terça-feira (21), dia que marca a passagem para a estação do verão no Hemisfério Sul, o sol volta a predominar no Espírito Santo. Mesmo assim, ainda há chance de chuva rápida no começo do dia entre a Grande Vitória e o litoral da região Sul. Nas demais áreas do Estado, chuvas esparsas ao longo do dia, devido ao avanço da umidade marítima. As temperaturas terão pequeno aumento.

Na Grande Vitória, muitas nuvens e previsão de chuva no início do dia, com aberturas de nuvens nos demais períodos. Temperatura mínima de 20 °C e máxima de 30 °C. Em Vitória, a mínima será de 20 °C e máxima de 29 °C.

A estação termina no dia 22 de março de 2022, às 12h33.

Alta chance de chuvas no Natal e no Ano Novo

Segundo o Incaper, para o período do Natal, as condições apontam para tempo instável, com previsão de chuva nos dias 24 e 25 nas cidades mais afastadas do litoral. Pode chover rápido no começo do dia nas áreas mais próximas do litoral.

Já na passagem para 2022, as tendências iniciais apontam para a ocorrência de chuvas isoladas em todas as regiões do Estado. 





Pontos moeda