Geral

"Não insista em ficar em áreas de risco", alerta Corpo de Bombeiros

O acumulado de chuva pode provocar movimentação de terra que, consequentemente, prejudica a estrutura de imóveis

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória

Os moradores devem ficar atentos aos sinais que podem aparecer por conta do acumulado de chuva. A orientação do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo é para que a população não se arisque e evite áreas de riscos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Devido ao acumulado de chuva que atinge os municípios capixabas desde a última semana, deslizamentos de terras e alagamentos podem ser registrados. Nesta quarta-feira (30), por exemplo, uma casa desbabou no bairro São Benedito, em Vitória.  

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, os moradores devem ficar em alerta e não insistir em permanecer em áreas que apresentam qualquer tipo de risco.

"Se tiver alguma trinca na janela, algum sinal estranho no imóvel, você deve deixar o local imediatamente. O morador não deve insistir em ficar em áreas de risco. Temos vários relatos de pessoas, não só no Estado, mas no Brasil e em outros países, de pessoas que insistiram em ficar e o final da história foi muito triste", alertou.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Grávida é resgatada em caixa d'água durante chuva em Viana

Vidro trincado e rachaduras nas paredes: conheça os sinais de alerta

Durante participação no programa "Fala Espírito Santo", da TV Vitória/Record TV, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Wagner Borges, destacou alguns sinais que os moradores devem ficar atentos durante o período chuvoso.

"Se o vidro de uma janela quebra de maneira natural significa que pode estar acontecendo uma compressão em alguma parte da estrutura. Se há rachaduras no chão, na parede da casa após período de chuva, se há erosão no quintal e deslizamento de parte de encosta próximas à residência é preciso ficar alerta", apontou.

LEIA TAMBÉM: Veja municípios que decretaram situação de emergência ou calamidade

Outro alerta importante é que os sinais podem aparecer durante a chuva, mas também podem surgir dias depois, já que o solo continua encharcado por um período maior. Mesmo caso esteja fazendo sol e apareça alguns desses sinais, o morador pode e deve procurar a Defesa Civil.

O que fazer quando identificar um risco?

Caso o imóvel apresente qualquer um dos riscos citados, a primeira atitude deve ser deixar o local. O morador também deve acionar imediatamente a Defesa Civil Municipal para que uma equipe faça uma avaliação do terreno.

LEIA TAMBÉM: Chuva no ES: saiba quais sinais indicam que é hora de sair de casa

Se descarto o risco, o morador poderá voltar ao imóvel. Mas, caso o risco seja confirmado, as pessoas devem sair de casa. Algumas prefeituras oferecem pontos de apoio para acolher as pessoas que não têm para onde ir em situações de emergência.

*Com informações da TV Vitória/Record TV.