A chuva que atinge o Espírito Santo há mais de uma semana tem deixado estragos e provocado prejuízos para muitos capixabas. Por conta disso, pelo menos sete prefeituras já decretaram situação de emergência ou calamidade pública.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Em Viana, o Rio Formate transbordou e deixou vários bairros alagados. Uma mulher grávida de 8 meses precisou ser resgatada em um bote improvisado com uma caixa d’água. A Prefeitura de Viana decretou situação de calamidade.
De acordo com o boletim da Defesa Civil, divulgado às 17h desta quinta-feira (01), Viana registrou 171,8 milímetros em 24 horas e é o segundo município onde mais choveu no Estado, atrás apenas de Fundão que registrou 225,8 milímetros. Durante a tarde, o prefeito de Fundão anunciou que decretou estado de emergência por causa da chuva.
LEIA TAMBÉM: Chuva no ES vai piorar e situação é preocupante, diz Casagrande
Ibiraçu (167,13 milímetros), Santa Leopoldina (151,61 milímetros) e Cariacica (145,45) também registraram um grande volume de chuva nas últimas horas. As prefeituras decretaram situação de emergência.
Em Linhares, o acumulado de chuva chegou à 119 milímetros em 24 horas. Diversas ruas ficaram alagadas. A prefeitura do município também decretou situação de emergência.
A prefeitura de Vila Pavão também decretou situação de calamidade pública, no último sábado (26), por conta da chuva.
Entenda o que é Estado de Emergência e Calamidade
O Estado de Emergência indica que a capacidade do poder público em reagir aos problemas que estão surgindo está parcialmente comprometida. O Estado de Calamidade Pública é mais grave. Neste caso, o município pode receber apoio do Estado ou mesmo do Governo Federal.
LEIA TAMBÉM: Confira ponto a ponto quais rodovias estão interditadas pelas fortes chuvas no ES
Veja a lista dos municípios do ES em situação de emergência ou calamidade por causa da chuva
CALAMIDADE
Viana
Vila Pavão
EMERGÊNCIA
Cariacica
Fundão
Ibiraçu
Linhares
Santa Leopoldina