Geral

Cheia em rio e queda de barreiras: chuva não dá trégua e capixabas sofrem com transtornos

O Folha Vitória preparou um resumo dos acontecimentos sobre as consequências da chuva que atinge o Espírito Santo e que marcaram esta sexta-feira (02)

Maria Clara Leitão

Foto: Ana Carolini Mota / TV Vitória

Os moradores e comerciantes do Espírito Santo amanheceram, mais uma vez, com prejuízos por conta da chuva. Nesta sexta-feira (02), as cidades de Fundão, Viana e Cariacica foram algumas das mais atingidas.

O último boletim da Defesa Civil do Espírito Santo, divulgado às 17h, aponta que João Neiva registrou 140.81 milímetros de chuva nas últimas 24 horas e é a cidade com o maior acumulado de chuva. Em seguida, aparece Ibiraçu, com 118.88 milímetros.

Segundo o boletim, diversas ocorrências foram registradas em decorrência das chuvas nesta sexta-feira. Entre elas, quedas de barreiras e transbordamento de rios.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), as chuvas devem continuar no Estado até a próxima quarta-feira (07).

Segundo as análises preliminares da Coordenação de Meteorologia do Instituto, as chuvas devem ocorrer de forma intermitente, ou seja, em alguns momentos do dia. 

Rio transborda em Fundão

Foto: Reprodução TV Vitória

O município de Fundão, no Norte do Espírito Santo, voltou a sofrer com os alagamentos após a cheia do principal rio que corta a cidade. 

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, a cota do rio atingiu aproximadamente 8 metros acima do nível normal, transbordou e alagou as ruas da cidade nesta sexta.

Diversos pontos de alagamento foram registrado por toda a cidade. O abastecimento de água também foi afetado.  

Marechal Floriano tem pontos de inundação e deslizamentos de terra

Em Marechal Floriano, na Região Serrana, foram registrados pontos de inundação e deslizamentos de terra. Alguns imóveis precisaram ser interditados. Não há informações de feridos nas ocorrências. 

Também houve queda de barreira na Estrada Vicinal, na região de Bom Jesus. A pista segue parcialmente liberada.

Queda de barreiras interdita estradas em Santa Leopoldina 

Uma queda de barreira foi registrada na comunidade de Rio Bonito e em pontos da ES-264, que liga Santa Leopoldina ao município de Santa Maria de Jetibá, ambos na região Serrana. 

Foto: Divulgação / Defesa Civil

Também em Santa Leopoldina, a via que liga às localidades de Luxemburgo e Tirol está interditada devido uma queda de barreira.  

Ainda foram registrados pontos de alagamentos na Vila da Barra de Mangaraí e em outras localidades do município.

Deslizamento de terra atinge área residencial em Santa Teresa 

Durante esta sexta-feira, deslizamentos de terra foram registrados em uma área residencial de Santa Teresa. De acordo com o boletim da Defesa Civil, não há informações de feridos.

Foto: Divulgação / Defesa Civil

Ação arrecada doações para famílias atingidas pela chuva

Para ajudar as famílias que sofrem com os efeitos da chuva, vários pontos de arrecadação de doações estão sendo disponibilizados pelas prefeituras, paróquias e empresas do Estado. O Folha Vitória listou alguns pontos de arrecadações para ajudar nesta corrente de solidariedade. Confira:

PREFEITURAS

Viana

Em Viana, um dos municípios mais atingidos pela chuva nesta semana, as doações podem ser feitas no almoxarifado do Centro de Referência de Assistência Social do bairro Marcílio de Noronha.

Podem ser doados, alimentos, roupa de cama e produtos de higiene e limpeza. O local funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na Avenida Vitória, nº 11.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o CRAS pelos telefones (27) 3396-2818 e (27) 99745-1186 ou com a SEMTRADES por meio dos contatos (27) 2124-6779 e (27) 99868-1473.

Cariacica

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cariacica abriu um ponto de arrecadação no Banco de Alimentos Josué de Castro, que funciona na Avenida Glauber Rocha, nº 219, no bairro Morada de Santa Fé.

De acordo com a prefeitura, podem ser entregues kit de higiene pessoal (com pasta e escova de dentes e sabonete), fraldas descartáveis, material limpeza, cestas básicas, além de peças de vestuário e roupas de cama.

Vitória

Para ajudar as pessoas afetadas pelas fortes chuvas, a Prefeitura de Vitória está recebendo agasalhos e alimentos não perecíveis. As doações podem ser entregues na recepção da Prefeitura Municipal, na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, nº 1.987, no bairro Bento Ferreira, das 8h às 18h.

Vila Velha

Em Vila Velha, as doações podem ser entregues na Secretaria de Assistência Social, que fica na Rua Henrique Laranja, nº 397, no Centro, de segunda à sexta, das 8 às 17 horas.

A prefeitura destacou que o município não está tendo problema com as fortes chuvas que castiga o Estado devido ao trabalho de limpeza dos canais, bueiros e construção de novas Estações de Bombeamento.

Linhares

A Prefeitura de Linhares informou que os moradores podem ajudar com a doação de alimentos, roupas, colchões, água potável, objetos de higiene pessoal e limpeza.

As doações devem ser entregues diretamente na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na Rua Conceição, no Centro do município. A sede funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato pelo telefone (27) 3372-2099.

IGREJAS

As paróquias das regiões Metropolitana e Serrana do Espírito Santo estão recebendo doações para ajudar as famílias que sofrem com o impacto das chuvas. Podem ser entregues: alimentos não perecíveis, água, roupas, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza.

EMPRESAS

EDP

A distribuidora de energia elétrica informou que vai disponibilizar pontos de arrecadação de donativos nas agências de atendimento dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Venda Nova do Imigrante, Guarapari, Serra, Vila Velha, Vitória, Linhares, Aracruz, São Mateus e Nova Venécia.

Nestes locais, podem ser entregues alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, roupas e água mineral, que serão destinados para as famílias afetadas. As doações poderão ser realizadas a partir de segunda-feira (05) até a próxima quinta, 08 de dezembro. Veja os locais e horários de atendimento:

Foto: Divulgação/EDP

LEIA TAMBÉM: Chuva: Viana é a cidade do ES com mais pessoas fora de casa; total no Estado passa de 3 mil 


Pontos moeda