Geral

Festa da Penha 2023 já tem data e tema definidos. Veja detalhes!

Identidade visual do evento do próximo ano traz símbolos e frutos do Espírito Santo representados

Foto: Divulgação - Festa da Penha

A Festa da Penha 2023 será entre os dias 9 e 17 de abril e já tem tema definido para os nove dias de evento: “Com Maria, Chamados a Servir”. O tema foi apresentado na manhã desta quinta-feira (8) por membros da Comissão Organizadora do evento. Na oportunidade também foi divulgada a identidade visual da 453ª edição do evento, que destaca símbolos capixabas e frutos típicos do Estado.

“O tema está em sintonia com o terceiro Ano Vocacional da Igreja Católica no Brasil, que começou no último dia 20 de novembro e será celebrado até 26 de novembro de 2023, em comemoração aos 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no País. O ano vocacional deste ano tem como tema: ‘Vocação: Graça e Missão’ e como lema “Corações ardentes, pés a caminho”, explica Frei Djalmo Fuck, guardião do Convento da Penha e membro da Comissão Organizadora da Festa da Penha.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Ele lembra que Maria é modelo e mestra no caminho de consagração. “Ela nos ensina a sermos discípulos e missionários do Senhor na fé incondicional, no amor sem restrições, na doação e no serviço. Ela nos mostra como ficar de pé sob a cruz, acreditando na ressurreição do dia a dia, cumprindo tudo com amor, para que Jesus seja louvado em cada instante de nossas vidas. Ela é a Mãe dos vocacionados e de todos os filhos de Deus, aquela que soube escutar no seu coração o chamado de Deus. Por isso, o tema “Com Maria, Chamados a Servir” irá nortear nossos nove dias de celebração da padroeira”, completou.

O evento de lançamento contou com as presenças da primeira dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande; do prefeito de Vila Velha, Arnaldo Borgo; a superintendente do Iphan, Elisa Taveira; representantes das prefeituras de Vitória e Cariacica e de secretarias do Governo do Estado, além de patrocinadores e parceiros da Festa da Penha.

“Eu me sinto muito honrado em poder contribuir um pouco com a Festa da Penha. Na edição passada, quando o evento passou a ser presencial, marcamos pela infraestrutura que o município de Vila Velha preparou para os fiéis. Tenho certeza que em 2023 nós vamos superar e fazer uma festa ainda mais acolhedora, bonita e com mais estrutura”, disse o prefeito Arnaldo Borgo. Ele afirmou que a equipe ainda avalia se consegue, em tempo hábil, realizar a reforma do Parque da Prainha antes da Festa da Penha.

Oitavário

Durante cada um dos oito dias do Oitavário, em preparação ao dia de Nossa Senhora da Penha (17 de abril), serão abordados temas ligados à vocação: como o batismo, o chamado à vida, o matrimônio, o compromisso do leigo e dos ordenados, o chamado à vida religiosa consagrada, o ministério de catequistas e o chamado ao serviço.

A Festa da Penha tem início no Domingo de Páscoa, dia 9 de abril, e, no sábado seguinte, dia 15, será a Romaria dos Homens. Domingo, dia 16, a Romaria das Mulheres, e no dia de Nossa Senhora da Penha, na segunda-feira, dia 17, feriado estadual, será a Missa de Encerramento. A programação completa e oficial será divulgada posteriormente.

Identidade visual

Foto: Reprodução

Símbolos do Espírito Santo estão presentes na identidade visual da Festa da Penha 2023, envolvendo a imagem de Nossa Senhora da Penha. Vegetação da Mata Atlântica, colibri, orquídea, uvas, flores de laranjeiras, frutos de café, cacau e o Convento da Penha foram representados na nova marca, que traz também a imagem de fieis em romaria. A nova identidade visual, criada pela publicitária Ana Ferreira, da agência Crafi, irá estampar camisas, outdoors, canecas e banners, além de ser utilizada amplamente pela imprensa e peças de divulgação ao abordar o evento.

“A arte traz em destaque a imagem da padroeira - Nossa Senhora da Penha, e no seu entorno elementos presentes na cultura, particularmente, agrícola, do Estado do Espírito Santo, para simbolizar os frutos da vocação, isto é, todos somos chamados a servir, a exemplo de Maria, e toda resposta ao chamado gera frutos de bondade, partilha, vida… Assim misturamos ao tema da Festa de 2023 elementos que nos remontam à nossa cultura, também para dizer que a Festa da Penha é patrimônio de todo povo capixaba”, explica padre Renato Criste, membro da Comissão Organizadora da Festa da Penha.

As peças com a nova identidade visual começaram a ser produzidas e as primeiras camisas e canecas já estão à venda na secretaria do Convento da Penha, na subida da Capela. O local funciona de segunda a sábado, de 6 às 16h30 e domingo de 4h30 até 16h30.

Marca no Vaticano

Além da nova identidade da próxima edição da Festa da Penha, as peças utilizam também a marca oficial do evento, criada em 2019 e que desde então é um símbolo da Festa da Penha, presente em todas as edições.

O vitral, que traz imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus em seu colo, chegou às mãos do Papa Francisco em outubro. O Santo Padre foi presenteado pelo arcebispo de Vitória, Dom Frei Dario Campos, em visita ao Vaticano.

A concepção da marca em 2019, assim como a identidade visual da próxima edição, foi criada pela publicitária Ana Ferreira, sendo a peça de arte que presenteou o Papa produzida pela artista capixaba Vivian Chiabai.