A 6ª edição do Prêmio Universo Azul teve foco especial no agradecimento da Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (Amaes) para parceiros da iniciativa privada e pessoas físicas durante uma solenidade na Câmara Municipal de Vitória.
Todo ano, personalidades, instituições e empresas são homenageadas por suas ações em prol da causa autista.
Neste ano, Paula Martins, gerente do Instituto Americo Buaiz (IAB) e Michel Bermudes, da TV Vitória, foram premiados.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Para a gerente do IAB foi uma honra enorme ter sido homenageada e ficou muito emocionada durante a premiação. Paula já havia recebido o prêmio em nome de outra pessoa.
“Me lembro que, no ano passado, fui receber o prêmio representando a vice-presidente do IAB, Mariana Buaiz, e pensei comigo mesma: espero um dia poder receber um prêmio desses, pelo reconhecimento do meu trabalho”.
No entanto, o reconhecimento da gerente veio um ano depois. “A gratidão à instituição é enorme e também a todos os parceiros que possibilitaram a execução de nossos projetos, como o Shopping Vitória e a Rede Vitória”, disse Paula.
O Instituto Americo Buaiz, gerenciado por Paula Martins, promove ações para dar visibilidade à Amaes, por meio do Folha Vitória e da TV Vitória.
“O trabalho do IAB é feito a muitas mãos, com muita dedicação, em prol de instituições com causas de impacto e relevância para toda a sociedade. Enfim, a sensação é de dever cumprido, gratidão e muita alegria!”, complementou.
Veja como foi a noite de homenagens no 6º Prêmio Universo Azul da Amaes:
A presidente do conselho fiscal da Amaes, Ana Paula Fialho, contou que o evento durou em torno de 1h30. Ela ficou na organização do evento junto com a presidente Pollyana Paraguassú e outras pessoas que participaram.
“Esse é o momento mais bonito do ano para mim, porque gosto de dizer: Obrigada. Só nós sabemos o que é ser mãe e, além disso, ser gestão de uma associação e poder reconhecer cada mão estendida em direção aos autistas. Eu, Pollyana, Helô não fazemos só pelos nossos, é por todos”, disse.
Atualmente, a Amaes atende mais de 700 pessoas e sem os parceiros, não seria possível. “O Shopping Vitória, por exemplo, é parte do processo de crescimento da Amaes, porque deram para nós, credibilidade e oportunidade e não desperdiçamos”, contou Ana Paula.
“Amaes é a união de mães e pais que buscam que dê certo”, diz Ana Paula Fialho
O evento teve três autistas ocupando um espaço público, sendo vistos e deixando marcas, mostrando a todos os homenageados o resultado da Associação.
“Ter um autista se apresentando de um evento mostra o quanto tudo vale a pena, que estamos no caminho certo”, disse a presidente do conselho fiscal.
Segundo Ana Paula Fialho, a Amaes também tem um olhar mais atento as famílias, mães solo, em situação de vulnerabilidade.
>> Projetos ajudam crianças, adolescentes e suas famílias em vulnerabilidade no ES
Para quem está passando pelo processo do desemprego, mães que criam os filhos sozinhas, entre outras, ela conta uma novidade:
“Agora temos cursos profissionalizantes com o Qualificar do governo do Estado, tivemos parceiros voltados para doações de cestas e o Mesa Brasil que doa toda semana frutas, verduras, inúmeras vezes biscoitos, leites e alimentos essenciais”, disse Ana Paula.
Ela acredita que a associação dá certo porque é por amor e todos são voluntários. Inclusive, a presidente do Conselho Fiscal da Amaes, afirma que o Prêmio Universo Azul é um momento de prestação de contas e Gratidão.
TV Vitória e Folha Vitória foram homenageados em 2021
Em 2021, a TV Vitória e o Folha Vitória também receberam o prêmio Universo Azul, oferecido pela Amaes às pessoas e entidades que se destacam na luta pela causa, e a Mariana Buaiz recebeu a comenda Anjo Azul.
Os veículos seguem com o Projeto Diálogos, que promove conversas e reflexões sobre assuntos importantes que muitas vezes não ganham espaço para debate na sociedade. O objetivo é, justamente, estimular a conscientização na população.
>> Não pague mico! Saiba como tratar as pessoas com deficiência intelectual e múltipla
O Folha Vitória promove há um ano a série de lives “E se fosse seu filho?”. As transmissões são realizadas às quintas-feiras, a cada 15 dias, para promover a conscientização sobre o transtorno do espectro autista.
Durante as transmissões ao vivo, o público pode tirar dúvidas em relação ao tema com especialistas e representantes da Associação dos Amigos dos Autistas do ES (Amaes). A TV Vitória e o Folha Vitória também abordam o tema por meio de reportagens.
*Texto da estagiária Ana Paula Brito Vieira, sob supervisão de Daniella Zanotti