Geral

"La'SUS", o mascote improvisado para a Copa, lembra: os casos de covid-19 estão em alta no ES

O mascote carismático criado por uma servidora de Vitória que fez sucesso na internet no início da Copa do Mundo traz uma importante mensagem à população

Foto: Reprodução/ Instagram/ @roseagente

Se você acompanhou os memes da Copa do Mundo no Catar que circularam pelas redes sociais ao longo das últimas semanas certamente já viu a imagem acima.

A adaptação do mascote do mundial foi feita por uma servidora da unidade de saúde da Praia do Suá, em Vitória, e ganhou repercussão nacional. A ideia criativa da agente comunitária Rose Justino se destacou depois que ela publicou uma foto da criação em uma rede social. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O “La’SUS”, como o mascote improvisado foi batizado, logo se tornou um sucesso na unidade de saúde e, claro, na internet. Além de incentivar a torcida para a Seleção Brasileira, que infelizmente foi desclassificada nas quartas de finais, o mascote carrega uma importante mensagem: a prevenção contra a covid-19.

Oi pessoal, sou o ‘La SUS’, o mascotinho da unidade de saúde da Praia do Suá. Estou passando para informar que os casos de covid-19 aumentaram muito na nossa cidade e sugiro a todos que usem a máscara e atualizem seu esquema de vacina“, escreveu a servidora da legenda do post. (Veja abaixo).

Durante coletiva de imprensa realizada na última semana, o secretário de Estado de Saúde Interino, Tadeu Marino, destacou o grande aumento no número de casos da doença registrados no Estado desde o fim de outubro. 

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, novas subvariantes da covid-19 estão circulando no Espírito Santo. A chegada das festas de fim de ano acende um alerta para a importância das medidas de prevenção e de manter o esquema vacinal atualizado. 

“Se nós formos comparar com o início da Ômicron no Espírito Santo, que foi entre os meses de janeiro e fevereiro e depois teve outra onda em julho e julho deste ano, nós estamos há duas semanas de chegar ao nosso topo e depois mais duas semanas de redução. Ou seja, no Natal, muito provavelmente, ainda teremos a influência da Ômicron”, disse o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Saiba como se proteger da nova onda da covid-19

Algumas dicas bastante conhecidas da população são fundamentais para evitar uma nova onda da covid-19. Veja:

1. Mantenha as mãos limpas: use água e sabão ou álcool gel;

2. Tome a vacina. Caso esteja com o esquema vacinal incompleto, atualize;

3. Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço de papel;

4. Em caso de sintomas gripais, use máscara e mantenha-se afastado de outras pessoas. Principalmente das que fazem parte do grupo de risco.

Veja a publicação da servidora de Vitória