Geral

Nova lei garante que pacientes com câncer recebam perucas no ES

Segundo a norma aprovada na Assembleia Legislativa, o acessório deverá ser fornecido aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Foto: Coluna De Olho no Poder

Foi promulgada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), na última sexta-feira (02), a Lei 11.704/2022, que obriga o governo do Estado a fornecer perucas a pacientes em tratamento com quimioterapia ou radioterapia, cujos processos resultem em queda de cabelo.

Ainda segundo a norma, o acessório deverá ser fornecido aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

As instituições vinculadas ao SUS, por sua vez, poderão captar doações para distribuição aos beneficiados, conforme o texto da lei recém-promulgada. A matéria é de autoria de deputada Janete de Sá (PSB).

Na justificativa do projeto que originou a lei, a autora da proposta destaca que “para qualquer pessoa, enfrentar o diagnóstico de câncer é difícil. Porém, no caso das mulheres, o tratamento pode ter um adicional traumático que vai muito além do dano físico”.

A parlamentar ainda frisa que a “baixa autoestima causada pela queda dos cabelos muitas vezes causa um sofrimento psicológico que também é imensurável”, segundo ela.

Recursos

Os recursos necessários para a implantação das ações presentes na lei serão objeto de previsão orçamentária, que serão suplementadas, caso necessário. Com a promulgação, a norma deverá ser regulamentada pelos órgãos competentes do sistema de saúde.