Geral

Viana decreta estado de calamidade e aulas são suspensas após fortes chuvas

Órgãos da administração pública estão voltados ao atendimento de comunidades atingidas pelas chuvas e foram instituídos 17 pontos de abrigos em unidades escolares da cidade

Foto: Divulgação / Prefeitura de Viana

Devido às fortes chuvas que atingiram o município nas últimas 24 horas, a Prefeitura de Viana decretou estado de calamidade pública na cidade. Nas últimas 24 horas, o município recebeu mais de 170 mm de chuva, superior ao estimado para o período. 

Por conta disso, o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PLANCON) já foi estabelecido e o município, por meio do Comitê Municipal de Proteção e Defesa Civil, está em alerta para socorro, assistência e restabelecimento, de forma a reduzir os danos e prejuízos decorrentes de um desastre.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Por conta do decreto de calamidade, escolas da rede municipal tiveram aulas suspensas. Órgãos da administração pública estão voltados ao atendimento de comunidades atingidas pelas chuvas e foram instituídos 17 pontos de abrigos em unidades escolares da cidade.

O prefeito Wanderson Bueno destaca que a Defesa Civil está a postos monitorando áreas de risco.

“Estamos mobilizando várias equipes para ajudar as pessoas que estão em área de risco e desalojadas. As equipes de Defesa Civil estão dando apoio às famílias que precisam de ajuda, encaminhando-as para um local seguro”, comunicou o prefeito.

Desde a última quinta-feira (24), a Prefeitura de Viana, por meio das secretarias de Defesa Social (SEMDES), Ordem Pública e Serviços Urbanos (SEMOPS) e Agricultura (SEMAG), segue realizando serviços de manutenção, reparos e vistorias em diversas áreas da cidade em resposta aos danos causados pelas chuvas.

Leitor | Whatsapp Folha Vitória
Leitor | Whatsapp Folha Vitória
Leitor | Whatsapp Folha Vitória
Leitor | Whatsapp Folha Vitória
Leitor | Whatsapp Folha Vitória

A SEMOPS tem feito ações diárias de recapeamento asfáltico nos buracos que surgiram em ruas e avenidas em todos os bairros da cidade, para minimizar o efeito causado pelas chuvas. O trabalho constante da equipe se estendeu à desobstrução de bueiros, limpeza de rios e córregos e a retirada de entulhos, lixos e árvores que caíram em córrego, impediam o escoamento das águas pluviais.

Leia também: "Pior enchente da história", diz prefeito sobre situação de Viana

Além disso, a equipe atuou na desobstrução da BR-262, que teve uma de suas vias interditada após ser atingida por um deslizamento de terra. Com apoio de máquinas, as árvores e lama que cobriam a via foram retiradas.

Os agentes da Defesa Civil realizaram vistorias nos bairros de Areinha, Campo Verde, Morada de Bethânia, Vila Bethânia, Tanque e Coqueiral de Viana para conferir o cenário de cada local.

A SEMAG também mobilizou equipes na área rural da cidade. Foram feitas limpezas de canais, desobstrução e recuperação de estradas em diversas regiões. As ações são realizadas com uso de patrol e tratores nas localidades de Peixe Verde, Carioca, Santa Clara, São Rafael, Perobas, Formate e São Paulo de Biririca.

“O Poder Público trabalha monitorando e antecipando as soluções para minimizar ou até impedir situações que afetem o morador. Mesmo aquelas em médio prazo, como a parceria com o Governo do Estado para macrodrenagem dos rios Formate e Santo Agostinho, que estão em curso”, disse Bueno.

>> Alagamentos e deslizamento de terra interditam trechos das BR-101 e 262 em Viana

Pontos de apoio

A Prefeitura de Viana atuou, de forma rápida, para prestar apoio às comunidades atingidas por desastres causados pelas chuvas nos últimos dias. Abrigos e pontos de apoio para atendimento foram instituídos para atender a população.

Confira os pontos de apoio para população, em cada região da cidade:

VIANA CENTRO
CMEI PROFESSORA BILUCA
BOM PASTOR
IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS
RIBEIRA
UBS DA RIBEIRA (ANTIGA ESCOLA)
UNIVERSAL
EMEF ADAMASTOR FURTADO
CANAÃ
EMEF FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA
PRIMAVERA
EMEF DR. ARCILIO TONONI
MARCÍLIO DE NORONHA
CMEI CALYPIO SIQUEIRA ROCHA
VILA BETHÂNIA
CMEI MARIA DE LOUDES COUTINHO PASSOS (MATRIZ)
NOVA BETHÂNIA
CMEI MANOEL EVÊNCIO DE OLIVEIRA
AREINHA
EMEF EUZÉLIA LYRIO
ARLINDO VILASCHI
EMEF DR. TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
CAXIAS DO SUL / SOTECO
EMEF SOTECO
CAMPO VERDE
EMEF PROF.ª DIVANETA LESSA DE MORAES
MORADA DE BETHÂNIA
EMEF PROF.ª DIVANETA LESSA DE MORAES
JUCU / NOVA BELEM
CMEI MARIA DA PENHA DE CASTRO NOVAES
IPANEMA
EMEF ALVIMAR SILVA
INDUSTRIAL
CMEI IZABEL MERCHER HELMER
Pontos moeda