Geral

VÍDEO | Grávida de gêmeos é resgatada por helicóptero após ficar ilhada em Santa Leopoldina

Gestante sofre de anemia e não tinha conseguido receber a medicação por causa dos alagamentos que deixaram a zona rural de Santa Leopoldina isolada

Uma mulher de 44 anos, grávida de gêmeos, foi socorrida e resgatada na manhã desta segunda-feira (05) pela equipe do helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer-ES), em Santa Leopoldina. A ação foi possível somente hoje porque a chuva deu uma trégua, já que, no domingo (04) não havia condições favoráveis de voo.

A gestante, com gravidez de 34 semanas, estava isolada, devido às fortes chuvas no Espírito Santo há mais de 10 dias, no distrito rural de Colina Verde, na cidade de Santa Leopoldina, Região Serrana do Estado. 

Foto: Divulgação/Notaer

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo a equipe, a mulher sofre de anemia e necessitava de complementação medicamentosa por meio de aplicação intravenosa. Ela já fazia tratamento, mas a última dose que havia recebido foi em 25 de novembro. Havia faltado às sessões nos dias 28 de novembro e na última sexta (02), pois estava ilhada em sua casa, por causa dos alagamentos. 

LEIA TAMBÉM: Sudeste do país continua em alerta de chuvas: veja até quando vai chover no ES

A falta do medicamento deixou a gestante muito fragilizada e um dos bebês já apresentava restrição de crescimento. A mãe teria que ter feito um exame dia 29 de novembro para saber as condições das crianças, mas também não conseguiu ir até o local de atendimento. Ambulância também não conseguia acesso até o distrito rural.

No último domingo (04), os bombeiros receberam a demanda e diante da impossibilidade de resgate terrestre, acionaram o Notaer. Houve tentativas de voo ao longo da tarde. Todas sem sucesso diante das condições meteorológicas críticas.

O resgate foi possível nesta segunda com a melhora do tempo. A mulher e uma acompanhante foram transportadas com segurança para Vitória, na base que fica na Rodoviária de Vitória. De lá, ela seguiu para uma clínica particular também na capital para dar continuidade ao tratamento médico.

Outros resgates

A equipe do Notaer já resgatou outros dois pacientes utilizando o helicóptero neste mês de dezembro. 

Na última quinta-feira (01), um homem com insuficiência cardíaca foi socorrido e resgatado pela aeronave, em Fundão, na Região Metropolitana.

No mesmo dia, uma idosa de 70 anos, moradora de Araguaya, distrito de Marechal Floriano, região Serrana do Estado, teve que ser transportada para fazer um transplante de rim.

Pontos moeda