Geral

Vitória tem mais de 500 imóveis em áreas de risco

Defesa Civil identificou 257 áreas ´nestas condições na Capital, sendo 67 com risco alto ou muito alto. Município quer zerar pontos até 2024

Foto: Reprodução TV Vitória

As chuvas constantes que atingiram o Espírito Santo entre a segunda quinzena de novembro e a primeira de dezembro acendem um alerta preocupante devido ao risco de deslizamentos de encostas. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Um levantamento da Defesa Civil aponta que apenas em Vitória há mais de 250 áreas de risco que podem atingir mais de 500 imóveis. A prefeitura da Capital quer zerar esses pontos de risco até 2024. 

José Aparecido Goncalves Rocha, de 54 anos, é morador de São Benedito, em Vitória. Há dois meses, ele precisou sair de casa por conta do risco de deslizamento. Em meio às fortes chuvas, parte de uma parede da residência cedeu.

LEIA TAMBÉM: Censo IBGE: veja a cidade do ES com a maior população e quem perdeu mais moradores

Parte da casa que fica ao lado também cedeu. O imóvel estava vazio no momento do desmoronamento e ninguém ficou ferido. O local foi interditado pela Defesa Civil. Desde então, José e os dois filhos estão em um abrigo municipal.

O mapeamento da Defesa Civil identificou 257 áreas de risco em Vitória, sendo 67 com risco alto ou muito alto. Ao todo, são mais de 500 imóveis nessa situação.

LEIA TAMBÉM: Procuradoria da Câmara nega recurso de vereador preso e mantém nova eleição para presidente

Durante as chuvas intensas, seis residências foram interditadas. Segundo o secretário de Obras da Capital, Gustavo Perin, o município vai realizar intervenções em 130 pontos da cidade para zerar as áreas de risco até 2024.

"Durante o ano, a gente faz treinamentos, a comunidade se envolve com essas questões até para conhecer de onde está vindo o perigo. É justamente para eliminar esses pontos que estamos identificando as áreas de risco, para que as pessoas possam voltar para suas casas futuramente", disse.

*Com informações da repórter Luana Damasceno, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda