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Contorno do Mestre Álvaro: saiba tudo sobre a nova rodovia do ES

Após 4 anos de obras e cerca de R$ 500 milhões investidos em sua construção, a estrada promete desafogar o trânsito de caminhões e carretas entre Serra e Cariacica

Guilherme Lage , Maria Clara Leitão , Fabiana Tostes

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O Contorno do Mestre Álvaro, rodovia que liga os municípios de Serra e Cariacica,  será entregue nesta sexta-feira (15), às 14h30, após quatro anos de obras e cerca de R$ 500 milhões de investimento por parte do governo federal. 

A inauguração acontece na área sul da obra, no sentido Cariacica, de acordo com o prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da primeira-dama Janja da Silva e do ministro dos Transportes, Renan Filho

Com 19km de extensão, a via será opção para o tráfego de caminhões e veículos pesados que não precisarão passar pelo trecho da BR-101 que corta a Serra. A nova estrada ligará a BR-101, na região de Chapada Grande, até a Rodovia do Contorno, próximo ao Condomínio Alphaville.

A obra teve projeto lançado em 2008. Sua conclusão foi adiada três vezes. Em março, o ministro dos Transportes esteve na Serra para vistoriar a obra e garantiu que inauguração seria em novembro, o que acabou não acontecendo. 

A nova rodovia vai encurtar o trajeto entre Serra e Cariacica em 15 km. Com a entrega do Contorno do Mestre Álvaro, a promessa é que o tráfego seja desafogado na cidade. Principalmente em trechos em que o trânsito fica lento nos horários de pico. 

A Serra ganhará uma nova avenida de 26km, no trecho onde hoje passa a BR-101, cortando mais de 30 bairros.

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O objetivo da obra, de acordo com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/ES), Romeu Scheibe Neto, é desafogar o trânsito em pelo menos 40%. 

Apesar disso, de acordo com ele, a escoação total do trânsito pelo local só poderá ser realmente medida após a inauguração. 

"A tendência quando se abre o tráfego, à medida que você oferece um corredor livre de semáforos, de passagens em nível de pedestres, de interferências, é natural que este novo trajeto funcione de forma muito mais rápida, pois os condutores vão preferir o novo trajeto. Quando uma via como a do Mestre Álvaro é inaugurada, se torna uma alternativa mais célere, mais rápida e segura, os próprios aplicativos de mapas mostram aos motoristas caminhos de trânsito menos intenso", relatou. 

"Obra mais importante das últimas quatro décadas", afirma Vidigal

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Para o prefeito da Serra, a inauguração do Contorno representa a obra mais importante a ser entregue ao município nos últimos 40 anos. Tanto por facilitar a mobilidade urbana, quanto para o potencial econômico da cidade. 

"Eu diria que dos últimos 30 ou 40 anos é a obra mais importante que Serra recebe, é um marco para a cidade. Ela cria um novo polo de desenvolvimento no próprio circuito do Mestre Álvaro. A presença do presidente é um prestígio para o Estado, independente de qualquer questão ideológica", afirmou.

Vidigal corrobora a visão do superintendente do Dnit de que o trânsito deve melhorar no município, uma vez que o tráfego de caminhões e veículos pesados estará concentrado no Contorno. 

Após a entrega da via, deve acontecer ainda em janeiro a municipalização do trecho entre os quilômetros 249 e 279 da BR-101, na Serra, que receberá o nome de Avenida Mestre Álvaro. 

O trecho passará a ser responsabilidade do município e não terá mais intervenções da Eco101, concessionária que atualmente administra a via. O processo de municipalização já foi, inclusive, aceito pelo Dnit. 

A nova avenida deve cortar mais de 30 bairros do município e, segundo Vidigal, a expectativa é de que o processo de municipalização seja efetuado em até 30 dias após a entrega do Contorno, já em janeiro de 2024. 

De acordo com o prefeito, a partir da municipalização, algumas das principais avenidas da cidade, como a Norte Sul e a Eldes Scherrer poderão ser restritas ao tráfego de veículos leves. 

"O que vamos rever é passar os caminhões dentro da cidade. A Avenida Norte Sul, por exemplo, entendemos que poderá ser utilizada por veículos leves, porque só interliga bairros. É muito utilizada e causa congestionamentos na BR. Também temos um projeto que vai ligar o Civit II à BR-101. Essa obra, assim que ficar pronta, não devemos mais deixar passar caminhão pela Eldes Scherrer", disse o prefeito.

Mais de 5 mil estacas e nenhum semáforo

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A construção da via trouxe algumas peculiaridades, principalmente para quem não está acostumado a ver obras desta magnitude saírem do papel.

Para engenheiros e especialistas na área da construção, muitos aspectos da obra são considerados cotidianos da profissão. Entretanto, para a população em geral, uma obra de grande porte é motivo de curiosidade. E o novo contorno reúne algumas, como a utilização de 5 mil estacas ao longo da nova via e nenhum semáforo. 

O superintendente do Dnit  destacou que uma das características da obra é que ao longo de sua extensão total de 19,7 km, 2,3 km são de vias elevadas, que foram construídas sobre uma área de solo mole. 

Com a retirada do trânsito pesado de dentro do município da Serra, o trecho da BR-101 no local vai ser transformado em uma avenida municipal. O projeto é fazer uma reengenharia de trânsito, criando acostamentos, ciclovia, estacionamento e viadutos que permitam melhorar a mobilidade na cidade.

"A gente está devolvendo para o município da Serra aquela rodovia que hoje é conhecida como BR-101, que vai ser uma avenida da cidade. Ali vão passar os veículos de trânsito local, motocicletas, veículos menores. Uma parcela do trânsito de caminhões vai continuar passando por lá, afinal de contas, tem uma questão logística, de distribuição de mercadorias, comércio, indústrias que têm na Serra vão utilizar essa via", disse Romeu Scheibe Neto.

Contorno vai se tornar selo dos Correios

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Quem também estará presente na cerimônia de entrega da obra será o presidente dos Correios Fabiano Silva. É dele a responsabilidade de imortalizar a obra em um selo oficial dos Correios

Fabiano Silva estará à frente da cerimônia filatélica que marcará o lançamento oficial do selo e do carimbo. 

As artes, tanto do selo, quanto do carimbo, foram desenvolvidas pela equipe de comunicação do Governo do Espírito Santo e retratam a rodovia que será inaugurada. Ao fundo, aparece a montanha "Mestre Álvaro".

Durante a inauguração do Contorno, a equipe dos Correios também apresentará pela primeira vez o Correios Móvel Veicular (CMV), novo canal de atendimento que pretende universalizar a distribuição postal em todo o país.

Alguns detalhes do Contorno do Mestre Álvaro:

- O Contorno do Mestre Álvaro contará com o total de 19,7 km em pavimento de concreto armado;
- Toda a rodovia será duplicada, nos dois sentidos, com o total de quatro pistas, com 3,5 metros de largura;
- No local serão presentes os acostamentos internos e externos. A via não terá semáforos;
- Para a segurança viária, as entradas e saídas de bairros por onde passa a rodovia serão feitas por interseções em 2 níveis, que são uma espécie de viaduto;
- Na extensão do terreno da obra foram utilizadas 5 mil estacas.

*Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record 

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