Farmácia Cidadã por delivery, nota escolar e IPVA: veja serviços do "superaplicativo" do ES
Governo pretende lançar no 2º semestre de 2024 uma plataforma para a população ter acesso a todos os serviços públicos em um único canal
A população capixaba terá em breve um "superaplicativo" para facilitar o acesso aos serviços públicos. A plataforma, prevista para ser lançada pelo governo do Espírito Santo em agosto de 2024, vai reunir mais de 500 serviços.
O novo portal deve unificar os 58 aplicativos atualmente utilizados. Ele deve ter uma versão em aplicativo e outra em site. A ideia é facilitar o acesso da população aos serviços ofertados por órgãos do governo estadual.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Pela plataforma será possível, por exemplo, abrir uma empresa na Junta Comercial, registar veículos, pagar IPVA, acompanhar notas escolares e agendar vacinação. Todos os serviços em um único lugar.
A oferta de todos os serviços de forma online, segundo o governo, deve desafogar em até 80% o atendimento nas instituições governamentais.
"Hoje na Farmácia Cidadã, tem que ir presencialmente fazer o cadastro, ligar toda vez para ver se o medicamento chegou e depois ir buscar. Com o novo site, o cidadão fará o cadastro, mandará todos os documentos e, então, terá a lista dos remédios. O aviso será feito pelo aplicativo. O usuário pode decidir se vai buscar ou se deseja receber em casa. É um cardápio de serviços", exemplifica o coordenador Estadual de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Victor Murad.
LEIA TAMBÉM: Inauguração da orla de Cariacica terá 8 minutos de queima de fogos
Serviços do "superaplicativo" do Governo do ES
Ao todo, 580 serviços devem ser disponibilizados na plataforma. Atualmente, o governo conta com mais de 50 portais distintos para os serviços.
Para criar o portal, o governo firmou um acordo com o Banco Mundial e receberá um financiamento de R$ 35 milhões ao longo de sete anos.
Veja a seguir alguns dos serviços que devem ser disponibilizados:
— registrar empresa à Junta Comercial;
— registar veículos no Detran-ES;
— pagar IPVA;
— acompanhar notas escolares dos alunos da rede estadual;
— agendar vacinação;
— fazer o cadastro na Farmácia Cidadã e receber avisos para retirar medicamentos;
— agendar retirada ou entrega domiciliar de medicamentos;
— conversar com detentos do sistema prisional capixaba virtualmente.
LEIA TAMBÉM: Câmara de Aracruz aprova de auxílio-funeral a auxílio-creche para vereadores
Segurança na plataforma
Segundo o governo, cada cidadão terá um perfil autenticado no novo portal. Para que isso aconteça, será necessário que o usuário forneça informações pessoais.
Com o perfil, por meio de inteligência artificial, o portal poderá oferecer os serviços para cada pessoa com base nas informações concedidas. O cidadão poderá também configurar a plataforma com as funções que mais utiliza.
LEIA TAMBÉM: Vitória ganha lei contra emissão de pó preto e rede para monitorar poluição
Para assegurar que os dados não sejam vazados, o governo informou que a segurança do site e do aplicativo irá utilizar um sistema parecido com o de bancos. No entanto, para aqueles que não estejam seguros de fazer parte do governo digital, os serviços também continuam sendo ofertados presencialmente.