Geral

Para empoderar: Mulheres aprendem mecânica e derrubam preconceitos

Objetivo de workshop gratuito é conscientizar e empoderar mulheres motoristas quanto aos cuidados e manutenção do próprio carro

Redação Folha Vitória

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Sentir maior segurança ao dirigir um veículo, saber argumentar contra tentativa de golpes e entender os processos de manutenção do carro. 

Essas foram algumas das conclusões que motoristas chegaram após participar de um workshop de mecânica básica realizado apenas para mulheres, em Vitória, na última semana.

A aula foi ministrada pela mecânica e fundadora do selo Oficina Amiga da Mulher, Bárbara Brier, com o objetivo de conscientizar e empoderar mulheres quanto aos cuidados e manutenção do carro.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram! 

Além disso, a ideia do workshop é também de contribuir para derrubar preconceitos e permitir que as mulheres tenham mais voz e relevância num ambiente, até então, considerado masculino pela sociedade.

“As mulheres precisam aprender como o carro funciona e, a partir disso, saber qual a melhor forma de manutenção do carro. Como o motor funciona, os subsistemas e o que isso implica no dia a dia”, conta Brier.

O evento foi gratuito e arrecadou doações para a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci), que desenvolve um programa de assistência integral voltado para crianças e adolescentes com câncer.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Uma das mulheres que participou da iniciativa foi a arquiteta Penha Frederici, de 63 anos. Por conta da profissão, sempre dirige sozinha durante a noite para outras cidades, para acompanhar as obras. 

Antes, não sabia sobre o funcionamento do veículo, mas agora se sente mais segura para pegar a estrada.

“Eu senti autonomia. Agora, aprendi a ouvir os barulhos do carro e identificar os problemas. Estou me sentindo bem mais segura para encarar uma estrada de madrugada. Às vezes, pego viagem de quatro horas sozinha”, conta.

Além disso, saber da mecânica do carro também vai ajudar a arquiteta durante o seu hobby: o rally, um tipo de competição automobilística que envolve velocidade e manobras.

“É o que gosto de fazer, e entender como o carro funciona é muito importante. Eu sempre tenho um mecânico comigo durante o rally, mas agora vou entender muito mais. Vai, inclusive, me ajudar muito enquanto dirijo. Não quero mais ser totalmente dependente de outros mecânicos”, afirma.

Outra aluna do workshop que saiu satisfeita foi a funcionária pública Rosana Paiva, de 53 anos. Ela utiliza o carro todos os dias para trabalhar, mas confessa que não tinha o conhecimento básico do funcionamento do veículo.

“Quando acontecia algum problema, eu ligava para a seguradora. Na aula, eu recebi algumas dicas do que fazer em certas ocasiões. Assisti vídeos, consegui ter noção de como tudo acontece dentro do carro. Inclusive, adquiri conhecimentos para evitar cair em golpes”, afirma.
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Além disso, no workshop, as mulheres puderam aprender a conferir a recarga da bateria, sobre o sistema de água, verificar os níveis de óleo, identificar se o pneu está saudável e perceber alguns sinais de alerta, para evitar problemas maiores.

LEIA TAMBÉM: Mais uma prefeitura do ES decreta racionamento de água 

Selo Oficina Amiga da Mulher

Além de ministrar os workshops, a mecânica Bárbara Brier desenvolveu o Selo Oficina Amiga da Mulher. Dessa forma, oficinas de todo o Brasil podem procurar se qualificar entre atendimento especializado, inclusão, diversidade e segurança no serviço, para adquirir o selo.

“Algumas mulheres querem aprender sobre mecânica, outras só querem uma oficina de segurança. É um ambiente majoritariamente masculino e, muitas vezes, ocorrem situações de aproveitar a ignorância da mulher sobre mecânica e aplicar golpes. Com o selo, a oficina passa por vários processos, gera confiança”, conta.

A previsão é de que um novo workshop de mecânica para mulheres aconteça em Vitória em 2024.