Geral

Verão nas praias de Vitória tem reforço na segurança, mais guarda-vidas e pulseiras para crianças

Na alta temporada, banhistas e turistas buscam as praias da Capital para momentos de lazer com familiares e amigos

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Prefeitura de Vitória
Praias de Vitória teve aumento no número de guarda-vidas durante a alta temporada

Vitória, a capital do Estado, é cercada por belezas naturais que, além de a colocarem entre as mais belas cidades do Brasil, têm atraído um grande número de turistas a cada ano. No verão, as queridinhas da vez são as praias do município, tanto a da Curva da Jurema quanto a de Camburi.

As duas praias, conhecidas pela proximidade com a zona urbana da Capital, têm caído cada vez mais nas graças dos turistas e banhistas que vêm das mais diversas partes do país e do mundo, e também do Estado. 

Para o período de alta temporada, que começa com as férias escolares, passando pelas festas de final de ano e indo até o final do verão (março de 2024), a Prefeitura de Vitória está implantando ações estratégicas visando ao reforço da segurança nas praias da cidade.

As medidas envolvem atuação efetiva de agentes da Guarda Municipal na região, aumento no número de guarda-vidas por toda a extensão das praias, bem como fiscalização rigorosa e conscientização sobre o consumo de bebida alcoólica por parte de motoristas e condutores de automóveis que frequentam esses locais.

A operação da prefeitura é vista com bons olhos pelos turistas e banhistas. É o caso do Vinícius Cesar Guilherme, que levou a família para aproveitar uma manhã de caminhada nas areias da praia da Curva da Jurema.

Morador do Caparaó capixaba, o contador, que estava acompanhado da esposa e da filha, contou que muitas vezes deixou de visitar as praias da Capital por medo da falta de segurança. 

Foto: Tiago Alencar | Folha Vitória
Vinícius Cesar saiu do Caparaó para aproveitar um dia de praia com a família em Vitória
"É muito importante para a gente ter essa sensação de segurança, principalmente para nós, turistas, que não conhecemos a cidade totalmente. Ter mais policiamento e mais abrigos de salva-vidas deixa, com certeza, as famílias mais tranquilas para aproveitarem tudo que a praia pode oferecer. Sem dúvidas, vou querer voltar no ano que vem", disse o contador.

Número de guarda-vidas nas praias quase dobra

No pacote de medidas adotadas para garantir a segurança dos banhistas e turistas nas praias da cidade, a Prefeitura de Vitória está apostando na ampliação do número de guarda-vidas e de postos de atendimento.

A equipe de salvamento aquático do município é formada por 46 profissionais fixos. Na alta temporada serão 90 guarda-vidas à disposição das pessoas que frequentam as praias da Capital. Já o número de postos sobe de 10 para 18 no período.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Postos de atendimentos a banhistas e turistas nas praias da Capital passaram de 10 para 18 em função do verão

Neste início de operação, as praias de Vitória já estão com 67 guarda-vidas em atuação, em função do período de férias escolares e do aumento no número de pessoas na praia. Este ano, a equipe do Salvamar realizou 91 resgastes.

Guarda Municipal com atuação especial durante o verão

O secretário municipal de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, contou que a Guarda Municipal está com planejamento específico voltado para a atuação nas praias da cidade durante o verão.

Segundo o secretário, os agentes mapearam as áreas em que se concentram o maior número de turistas, reforçando o patrulhamento nesses pontos.

Foto: Marcus Salles/Prefeitura de Vitoria
Secretário ajudou a conduzir planejamento estratégico elaborado pela Guarda Municipal
"A Guarda Municipal fez um planejamento trazendo, para os locais onde tem o maior número de turistas, uma maior fiscalização, tanto na parte da segurança pública quanto na de segurança viária. Então, planejamos operações e pontos de apoio para que a gente leve para as pessoas uma sensação de segurança e tranquilidade", afirmou Amarílio Boni.

Ele ainda declarou que a Guarda Municipal vai fechar o cerco na abordagem aos motoristas que descumpram as regras de trânsito ao redor das praias da Capital.

Dados da prefeitura apontam que somente no último final de semana foram aplicadas 500 multas a motoristas na cidade, sendo que 67% delas dizem respeito a estacionamento irregular.

"Com o aumento do fluxo de pessoas com veículos vindo à praia, temos uma incidência maior de pessoas dirigindo e consumindo bebidas alcoólicas. Por isso, preparamos ações preventivas e repressivas, para que não tenhamos problemas de acidentes e mortes. Estamos trazendo uma presença mais ostensiva da Guarda Municipal para que as pessoas não cometam essas infrações", destacou.

Cuidado reforçado com crianças 

Moradora de Minas Gerais, Edivana Melquíades, mesmo com o dia nublado foi com o filho e um primo, ambos crianças, à praia e se divertiu bastante. Ela contou que escolheu a Curva da Jurema para curtir as férias por conta da tranquilidade e a sensação de segurança que o local passa. 

Foto: Tiago Alencar | Folha Vitória
Edivana veio de Minas Gerais para curtir as praias de Vitória
"A gente está adorando. Até agora não temos nada do que reclamar. É claro que, se tiver ainda mais reforço na questão da segurança, será ainda melhor, pois com certeza vamos querer voltar mais vezes", afirmou.

O coordenador do Grupamento de Salvamento Marítimo (Salvamar) de Vitória, Ednardo Dalmácio, no entanto, faz um alerta para os pais e demais familiares que levam crianças para as praias.

Foto: Tiago Alenca/Folha Vitória
Coordenador do Salvamar orienta aos pais a terem atenção redobrada com crianças
"Pedimos aos pais que estejam sempre do lado de suas crianças, em uma distância máxima de um braço, porque a criança não passa pelas fases do afogamento, ela vai direto para a submersão. O ideal é que, ao entrar no mar, a criança esteja usando colete salva-vidas",  explicou Ednardo. 

Pulseiras ajudam a identificar crianças perdidas

Uma das estratégias adotadas pela equipe do Salvamar para ajudar a encontrar crianças que se perdem dos pais em período de muita lotação nas praias de Vitória é o uso de pulseiras de identificação.

Conforme Ednardo Dalmácio, ao chegarem à praia, as crianças recebem pulseiras de acordo com a cor do posto em que estão localizadas com suas famílias. 

Foto: Tiago Alencar | Folha Vitória
Pulseiras têm ajudado a identificar crianças que se perdem dos pais nas praias de Vitória
"Por conta do uso das pulseiras,  quando a criança ou o pai estão perdidos um do outro e vêm nos procurar, sabemos a localização. Em seguida, acionamos, via rádio, todos os postos próximos de onde a criança se perdeu. Até hoje todas as crianças foram encontradas", disse.

"Bebida alcoólica e mar não combinam", diz coordenador do Salvamar

Outro alerta feito por Ednardo Dalmácio diz respeito ao uso de bebida alcoólica por parte de banhistas. O profissional destaca a "falsa sensação de coragem" pela qual as pessoas que ingerem álcool são tomadas.

"Álcool não combina com o meio líquido porque traz a falsa sensação de coragem. A pessoa fica destemida, quer entrar e sair nadando, e o que acontece, realmente, é que ela perde a capacidade física e os reflexos ao ingerir bebida alcoólica. Então, a recomendação é: ingeriu bebida alcoólica, não entre no mar", concluiu.

VEJA AS DICAS DE SEGURANÇA DO SALVAMAR:

Crianças:
- As crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis;
- A distância entre os pais e as crianças deve ser de até um braço, para que elas não saiam do campo de visão de seus responsáveis;
- Evitar o uso de equipamentos infláveis, como boias, por exemplo. O Salvamar de Vitória indica o uso de coletes salva-vidas certificados pelos órgãos de controle;
- Solicitar identificação das crianças com pulseiras de acordo com a cor do posto em que família está localizada na praia.
Adultos:
-
Evitar entrar no mar sem tem total conhecimento do local;
- Não entrar na água mergulhando de cabeça, buscar, antes, conhecer a profundidade do mar naquela área;
- Optar por permanecer em locais em que a altura da água chegue abaixo, evitando, assim, risco de afogamento;
- Não entrar no mar alcoolizado.
Pontos moeda