87 motoristas são multados no fim de semana por beber e dirigir
Ao todo, foram aplicadas 137 infrações a condutores e uma pessoa foi presa por dirigir sob efeito de álcool e resistir à ação policial
Uma operação integrada "Lei Seca", realizada no último sábado (28) em Vitória, Cariacica e Guarapari, autuou 85 motoristas por recusa ao teste do bafômetro e multou dois por embriaguez ao volante, sendo que um deles foi preso.
A blitz faz parte do programa "Força Pela Vida" e do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que visam diminuir o índice de mortes e acidentes de trânsito.
LEIA TAMBÉM:
Réveillon em cidades do ES será com alerta para chuvas fortes
O que fazer com prêmio de R$ 600 milhões da Mega da Virada?
Ônibus pega fogo após acidente com carro na Rodovia do Sol, em Guarapari
Entre as 16h e as 20h de sábado (28), 372 veículos foram abordados e 292 testes do bafômetro foram realizados nos cinco pontos da operação. Ao todo, foram aplicadas 137 infrações a condutores e uma pessoa foi presa por dirigir sob efeito de álcool, desobedecer e resistir à ação policial.
A operação também registrou duas autuações por transporte coletivo rodoviário de passageiros sem autorização formal. Os coletivos também eram um foco da fiscalização, para evitar a circulação de transportes clandestinos na época de férias escolares e verão.
Além do transporte clandestino, recusa ao teste do bafômetro e embriaguez ao volante, também foram identificados condutores com CNH vencida há mais de 30 dias ou sem CNH, veículos em mau estado de conservação e uso de calçados inadequados para condução, entre outras infrações de trânsito.
Segundo o governo do Espírito Santo, a Operação Lei Seca busca conscientizar os usuários das vias sobre o cumprimento das regras de trânsito. Em 2024, o Estado registrou aumento de 18,7% do número de mortes no trânsito, em relação a 2023.
O Observatório de Segurança Pública do Estado aponta que 887 pessoas morreram em acidentes de trânsito no ES até novembro deste ano. No mesmo período do ano anterior, foram 747 vítimas nas vias capixabas.