Geral

Cidades da Grande Vitória registram alagamentos após chuvas fortes

Bairros de diversas cidades da Região Metropolitana de Vitória foram atingidos pelas fortes chuvas; interior do Estado também registrou ocorrências

Julia Camim

Redação Folha Vitória
Foto: Jornal TV Vitória
Avenida Cezar Hilal alagada, em Vitória.

A chuva na tarde desta segunda-feira (23) na Região Metropolitana de Vitória deixou pontos das cidades capixabas sob alerta. Da Praia de Camburi, na Capital, ao centro, o aguaceiro tirou a visibilidade dos motoristas.

Em Viana, Cariacica e Serra também surgiram diversos pontos de alagamentos. Registros mostram que motoristas se arriscaram, ora atravessando a inundação, ora parando no meio das ruas encobertas pela água.

LEIA TAMBÉM:

> Chuva no ES: saiba o que fazer quando receber o alerta da Defesa Civil no celular

> Raios e trovões: tempo vira e chuva cai forte na Grande Vitória; veja vídeos

> Feriado sem sol? Semana começa com alerta de muita chuva no ES

A gravidade da situação fez com que a Defesa Civil Estadual enviasse alertas de risco severo para alagamentos, inundações e quedas de encostas para esta segunda e terça-feira. 

O governador Renato Casagrande publicou um vídeo pedindo que a população tome cuidado com a chuva forte.

Em Vila Velha, ruas e avenidas também ficaram alagadas. Foram registradas ocorrências nos bairros Divino Espírito Santo e Boa Vista Dois, onde, além da água, uma rua também foi tomada pelo lixo. A situação se repetiu no bairro Aribiri. 

Na orla da cidade, um cruzamento em Itapuã alagou, causando um transtorno para motoristas e também pedestres.

Em nota, a prefeitura de Vila Velha informou que houve retenção momentânea de água em seis bairros do município. Em São Torquato, um muro desabou e atingiu um carro após deslizamento de terra. Ninguém ficou ferido. Segundo a prefeitura, em dezembro foram retiradas 88 toneladas de lixo dos canais.

Já a gestão de Viana informou que não houve registro de nenhum incidente além de alagamento momentâneo de algumas vias, e as equipes da defesa civil seguem monitorando a cidade.

A prefeitura de Vitória disse que as estações de bombeamento estão funcionando na potência máxima, equipes estão nas ruas de prontidão, mas até aqui só houve registro de ruas alagadas. 

Em Cariacica, não há áreas alagadas nem congestionamentos, e o trânsito está fluindo normalmente. Os pontos com acúmulo de água já escoaram, e desde às 18h, não chove na região. As autoridades locais continuam monitorando a situação para garantir a segurança da população.

No interior do estado também choveu forte. A situação mais grave foi em Afonso Cláudio, onde, por conta da chuva, a prefeitura cancelou o evento Natal Luz, programado para a noite desta segunda-feira

Além disso, uma ponte que liga a cidade à localidade de Serra Pelada foi interditada e a Defesa Civil do município orienta a população a utilizar uma rota alternativa pelo distrito de São Francisco. 

Até o momento, não há registros de desabrigados ou desalojados, e a Defesa Civil Estadual continua acompanhando a evolução da situação. A ECO101, responsável pela BR-101, também comunicou que, de acordo com o Centro de Controle Operacional, não há trechos alagados na rodovia. 

A concessionária orienta os motoristas a dirigir com segurança, evitando o uso de celular ao volante, realizando manobras suaves, reduzindo a velocidade, mantendo distância do veículo à frente e mantendo os faróis baixos ligados para melhor visibilidade.

*Com informações de Alex Pandini, repórter da TV Vitória/Record.