Geral

CNH Social: sai lista com 644 suplentes; veja como consultar

Os selecionados da segunda fase do programa devem realizar a matrícula até o próximo dia 30 de dezembro

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Lidiana Cuiabano | Detran MT

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) divulgou a lista de suplentes da segunda fase do programa CNH Social em 2024, nesta segunda-feira (16).

A lista conta com 644 candidatos que não haviam sido selecionados na primeira relação, divulgada em outubro deste ano. Os nomes dos suplentes podem ser consultados no site do Detran, na aba "CNH Social", e também no link.

LEIA TAMBÉM:

Réveillon 2025: aberta inscrição para tendas em Camburi; veja regras

Motorista morre após carro capotar e cair em represa em Aracruz

Frente fria avança pelo ES: saiba como fica o tempo até o Natal

Os selecionados da segunda fase devem realizar a matrícula até o próximo dia 30 de dezembro. Ela é feita exclusivamente através do site do órgão, na aba "CNH Social" ou no banner disponível na página principal do site. O candidato deve acessar a "Matrícula Online" e preencher o formulário com os dados solicitados.

Após a realização da matrícula, o candidato deverá se dirigir à autoescola indicada para realizar a abertura do processo de habilitação.

A segunda fase do programa CNH Social ofereceu 3,5 mil vagas. Os suplentes são convocados em ordem de classificação, para preencher as vagas não ocupadas pelos selecionados na lista de beneficiários da segunda fase. 

À medida que um candidato descumpre as normas estabelecidas para o processo de habilitação, ele não ocupa sua vaga e um suplente é convocado. Caso o candidato descumpra os prazos ou deixe seus dados desatualizados, ele pode ser considerado desistente do processo.

Após a realização da matrícula, o candidato terá 15 dias corridos para se dirigir a autoescola indicada, presencialmente, e concluir a abertura do Renach, número de registro do processo de habilitação.

Depois, terá 30 dias corridos para realização da biometria em uma unidade do Detran-ES, sem necessidade de agendamento. Para isso, é necessário documento original com foto, número do Renach e informar ser beneficiário do CNH Social. O candidato também deverá agendar atendimento na clínica credenciada indicada.

Posteriormente, o candidato pode dar início às aulas teóricas. O Detran reforçou que processos de primeira habilitação devem ser concluídos no período de 12 meses, a contar da data da abertura do processo na autoescola.

Caso seja selecionado e não faça a matrícula, o candidato ficará impedido de participar de novas seleções por três anos. 

Caso o selecionado inicie o processo a partir da confirmação da matrícula, mas perca algum prazo posterior ou desista do processo, ficará impedido de participar de novos processos seletivos ou cursos de especialização do CNH Social por cinco anos.

CNH Social 2024

Em 2024, o governo do Estado, por meio do Detran-ES, ofertou sete mil vagas no programa CNH Social. Elas foram divididas em duas fases: (3,5 mil vagas em cada fase), para oferecer de forma gratuita às pessoas de baixa renda a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro); e, para aqueles que já são habilitados, a adição de Categoria A ou B e a mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

A seleção dos candidatos é realizada de forma eletrônica, de acordo com os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no Cadastro Único do Governo Federal.

São considerados os critérios de menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, candidatos com Ensino Fundamental completo, beneficiário do Bolsa Família e data e hora de inscrição.

Os candidatos selecionados no programa CNH Social realizam todo o processo de habilitação até a obtenção da CNH gratuitamente e têm direito a três reprovações, seja na prova teórica ou prática. Apenas em caso de falta, o candidato deverá pagar a taxa de remarcação da prova e as taxas cobradas pela autoescola.