Geral

Cruzeiro "passeia" pela costa da Grande Vitória e chama a atenção; veja vídeo e fotos

Capitania dos Portos disse que cruzeiros não têm liberação para atracar na região. Nas redes sociais, internautas questionaram e brincaram sobre a passagem do navio

Carol Poleze

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Um navio cruzeiro foi visto no mar do Espírito Santo na manhã deste domingo (29), navegando na costa da Grande Vitória, sobretudo Vila Velha e Vitória. Banhistas e moradores próximos flagraram o momento em que a embarcação passou.

O caso chamou atenção, já que o Estado não recebe cruzeiros. Assim que foi procurada pela reportagem do Folha Vitória, a Capitania dos Portos informou que navios não têm autorização para atracar na região.

Leia também:
Uma pessoa morre por afogamento a cada dois dias no ES; veja as praias com maior risco

> Ruas e avenidas de Vitória serão interditadas para o Ano Novo
> VÍDEO | Olha a cobra! Jiboia faz sucesso na praia da Curva da Jurema

A Capitania dos Portos disse que vai enviar uma nota sobre a passagem do cruzeiro, mas até a publicação desta matéria a resposta ainda não havia sido encaminhada.

Veja mais fotos do cruzeiro:

Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória

Nas redes sociais, internautas questionaram o motivo de não pode atracar. "Navio cruzeiro não pode atracar em Vitória porque?", questionou uma pessoa. Um outro internauta cogitou uma explicação: "Deve ter acontecido algo dentro do navio pois o ES está fora das rotas dos navios".

Já outros, levaram para o tom da brincadeira: "Veio de Minas. Trazer as mineiradas uai". Outro escreveu: "Perdão, gente, parei só pra pegar minha sombrinha, a tripulação falou que tá vindo uma chuvinha". 
Um outro postou: "O povo do espírito santo odeia visita msm kkkkkk dá até show de humor isso kkkk O pessoal só chegou perto e já ficaram doido e falaram que não pode parar".

Veja o vídeo do cruzeiro:

Em novembro deste ano, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) assinou contrato para realização de simulação de manobras de navios, que será realizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

A simulação é passo fundamental para habilitação ou não da baía de Vitória para o recebimento de cruzeiros. No entanto, a atracagem de navios de passeio no Porto de Vitória está descartada, de acordo com a Secretaria Estadual de Turismo. 

Sem a utilização do porto, para receber os navios em Vitória, seria utilizado o método de posicionamento dinâmico, em que a embarcação para em algum ponto da costa e o embarque e desembarque de passageiros seria realizado por lanchas.