Geral

ES adere a pacto nacional que cria ações de prevenção ao feminicídio

Assinatura foi realizada junto de 18 outros estados. O Espírito Santo já tem um Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

Redação Folha Vitória

Foto: Reprodução/ Freepik

O Espírito Santo e outros 18 estados realizaram a assinatura do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios na terça-feira (26), durante o Encontro com Gestoras Estaduais de Políticas para as Mulheres, realizado em Brasília.

O Estado já tem um Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, que está passando por uma atualização, iniciada em outubro de 2024, para estar alinhado às diretrizes nacionais.

LEIA TAMBÉM:

>> Estudante capixaba é campeã em Olimpíada de Eficiência Enérgica

>> Vitória foi a cidade do ES onde mais choveu: quase 100 milímetros em 24 horas

>> Motociclista bate em carro parado, senta em calçada e morre em Cariacica

Instituído pelo Decreto nº 11.640/2023, o pacto tem como objetivo principal reduzir os casos de feminicídio no Brasil.

A iniciativa conta com 73 ações governamentais intersetoriais, que abordam a perspectiva de gênero e suas interseccionalidades, além de buscar a prevenção de todas as formas de violência e discriminação contra mulheres e meninas.

As ações se baseiam na transversalidade e cooperação entre os poderes, visando transformar a realidade de mulheres e meninas em todo o território nacional.

Representando o Estado, a gerente de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Fabiana Malheiros, participou do evento, que contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e gestoras de todo o país. 

O pacto foi assinado na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

"A assinatura desse pacto reafirma nosso compromisso em enfrentar a violência de gênero de forma coordenada e eficaz. O Espírito Santo tem avançado com ações importantes, e o nosso Plano Estadual será aprimorado para manter a garantia de proteção e dignidade para as mulheres", afirmou Fabiana.
Foto: Divulgação/ Governo do ES
Gerente de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria das Mulheres do Espírito Santo, Fabiana Malheiros (à direita), assina Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, ao lado da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves (à esquerda).

O encontro também foi marcado por discussões sobre o orçamento e financiamento de políticas públicas para as mulheres. As gestoras estaduais receberam o Manual de Orientações para Emendas Parlamentares 2025, elaborado pelo Ministério das Mulheres, com diretrizes para a destinação de recursos em programas essenciais como a Casa da Mulher Brasileira e o Ligue 180.