Metereologia

ES terá rede de monitoramento que prevê temporal 2 horas antes

Casagrande assinou a contratação do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) nesta terça-feira (17)

Nicolas Nunes

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O Espírito Santo terá um novo sistema de monitoramento ambiental e meteorológico que permitirá a previsão do tempo em até duas horas antes de eventos climáticos extremos

O anúncio foi realizado pelo governador Renato Casagrande (PSB), que assinou a contratação do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) nesta terça-feira (17), e prometeu a contratação de sete meteorologistas.

Leia também:

>> VÍDEO | Advogada que levou pedrada na Rodovia do Sol perde a visão

>> MPF recorre de decisão que absolveu réus por rompimento da barragem de Fundão

>> Shoppings da Grande Vitória têm horário estendido até o Natal; confira

O objetivo da contratação é capacitar a rede de monitoramento meteorológico capixaba para operar no sistema Nowcasting, orientando a preparação e evacuação de áreas de risco.

O sistema vai operar em conjunto com as demais ferramentas utilizadas pela Defesa Civil Estadual, incluindo o Defesa Civil Alerta, implantado no último dia 4 de dezembro em todos os Estados do Sul e Sudeste.

“Queremos fortalecer a rede de profissionais para monitorar todos os eventos climáticos, ampliando a capacidade de nossas estações meteorológicas. Teremos mais sete meteorologistas para nos ajudar nesse importante trabalho que está inserido no nosso Plano de Adaptação Climática", pontuou.

O Simepar é um órgão criado por lei pelo Governo do Paraná e suas atividades são dirigidas à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à prestação de serviços nas áreas de meteorologia, hidrologia e meio ambiente. 

Foto: Foto: Governo do Estado

O órgão prestará consultoria ao Espírito Santo no planejamento, desenvolvimento, aquisições, disponibilização de dados e sistemas, implantação de serviço de plantão meteorológico 24h, recondicionamento da rede de estações de superfície e apoio na ampliação dessa rede.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira apontou que os esforços no novo projeto são feitos para proteger vidas.

"A proposta é que o Estado possa prever eventos meteorológicos extremos, alertar a população e adotar as medidas necessárias para proteger vidas. Este projeto visa alcançar a excelência na capacidade de previsão e monitoramento meteorológico e hidrológico focada na gestão de riscos e desastres, trabalhando em conjunto com a Defesa Civil Estadual", disse.