Fenômeno deve provocar muita chuva no ES; Climatempo explica
De acordo com o Instituto Climatempo, os acumulados de chuva podem ultrapassar 150mm no sul do Espírito Santo até a próxima terça-feira (24)
O verão começou oficialmente neste sábado (21), e a primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) da estação já está estabelecida. De acordo com o Instituto Climatempo, a previsão é de que o fenômeno provoque muita chuva até a véspera do Natal, próxima terça-feira (24).
Os acumulados de chuva podem ultrapassar 150mm em diversas localidades. As regiões centro-leste de Minas Gerais, sul do Espírito Santo, e noroeste do Rio de Janeiro podem acumular entre 200mm e 250mm nos próximos dias.
LEIA TAMBÉM:
>> Colisão entre dois veículos deixa cinco pessoas mortas em Guriri
>> Vítimas de acidente em Guriri voltavam de formatura de ensino médio no ES
>> Presentes de Natal de até R$ 60: veja opções criativas na Grande Vitória
As precipitações estão previstas para uma extensa faixa que vai desde a costa da Região Sudeste até a porção sudoeste da Amazônia. O instituto alerta para risco de deslizamentos, enxurradas, enchentes e alagamentos em áreas de risco.
O que é a ZCAS?
A ZCAS é resultado da interação de diferentes sistemas atmosféricos, como:
* Frente fria na costa do Sudeste;
* Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) atuando no Nordeste;
* Sistema de baixa pressão atmosférica em altos níveis (circulação ciclônica);
* Alta da Bolívia, sistema de alta pressão atmosférica em altos níveis (circulação anticiclônica);
* Cavado atmosférico em médios níveis, responsável por ondulações na circulação de ventos.
A combinação desses fatores cria condições favoráveis para chuvas persistentes e volumosas em várias partes do Brasil no decorrer destes próximos dias.
A tendência é que a frente fria, que deve continuar estacionário no começo da semana entre RG, MG e ES, enfraqueça somente na véspera de Natal, no dia 24/12, colocando fim ao período de ZCAS.