Igreja Cristã Maranata promove maior evento evangelístico do mundo
Cerca de 1 bilhão de pessoas acompanharam o Trombetas e Festas. Evento foi realizado no Maanaim de Domingos Martins, no dia 1º de dezembro, e transmitido para 170 países
A Igreja Cristã Maranata promoveu o maior evento evangelístico do mundo no último domingo, dia 1º de dezembro. A quarta edição do Trombetas e Festas foi realizada no Maanaim de Domingos Martins e transmitido para 170 países.
Todos os mais de 5 mil templos da Maranata acompanharam a programação ao vivo, por conexão via satélite.
A mensagem foi traduzida simultaneamente para 50 idiomas e dialetos, incluindo árabe, grego e mandarim e a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para isso, a igreja contou com 15 intérpretes humanos. As outras 35 línguas foram traduzidas por inteligência artificial.
O objetivo do Trombetas e Festas é transmitir um alerta ao maior número possível de pessoas. Esse alerta tem como base o que está registrado nas Escrituras Sagradas e que apontam para a história futura da humanidade, na forma de profecias.
Durante o evento, foram abordadas várias dessas profecias que já se cumpriram, em uma ordem cronológica, e que evidenciam que todas as menções descritas na Bíblia são sérias e devem ser levadas em consideração por todos aqueles que valorizam o que Deus tem para o ser humano.
Embora a mensagem seja acompanhada pelos membros da instituição, o objetivo é falar especialmente para aqueles que ainda não vivem a mesma experiência que os membros da Maranata. Daí um trabalho coordenado e global de convite para pessoas de todas as religiões e credos, ou até mesmo aquelas que não professam nenhuma fé, para assistirem e participarem do evento.
Na programação do Trombetas e Festas, foram apresentados fatos e sinais proféticos que apontam não apenas para a possibilidade, mas, sobretudo, a urgência de aceitar a mensagem, principalmente em virtude do tempo para o fim, cada vez menor.
“Vivemos todos os tipos de crise, mas a maior crise é a da alma. A nossa responsabilidade é fazer essa mudança. Você começa a mudança por você, mas você não vai consertar o mundo. Nós temos a preocupação de focar naquilo que é possível”, afirmou o fundador e presidente da Igreja Cristã Maranata, Gedelti Gueiros.
Para ele, estamos vivendo tempos de regressão natural.
“O homem vai alcançando os seus objetivos, ele quer outros, e outros, e isso se torna uma grande preocupação. Quando o homem tem um objetivo da eternidade, ele tem outra forma de viver, ele respeita mais as coisas, a própria criação, ele respeita os seus amigos, os seus vizinhos, seus familiares. Hoje nós estamos tendo um grande problema de família, a família acabou, e ninguém vai resolver isso.”
Segundo o pastor, o cristianismo precisa se reinventar, para recuperar o mistério, o profético e o projeto de eternidade.
“O Evangelho é um mistério. O cristianismo é profético. Aquilo que está acontecendo está na Bíblia, e acabou. A igreja está ligada no projeto da eternidade. Existe um projeto, e nós temos que entendê-lo todos os dias. Esse projeto é revelado, e as pessoas precisam querer ver.”
VEJA VÍDEO SOBRE O TROMBETAS E FESTAS:
O diretor-geral do Presbitério da Igreja Cristã Maranata, pastor Luiz Eugênio Santos, considera que o Trombetas e Festas promoveu um importante alerta, um despertamento para o mundo.
“Nós vemos muitos sinais que a Bíblia retrata, mas aos quais o homem não está atento. Nossa missão é alertar para esse momento, sobre a natureza, sobre a questão da água, do mar, sobre os rios. O homem está perdendo a fé, e muitas vezes não tem esperança para a sua própria vida, mas a palavra que foi entregue no evento lembra que Jesus é a esperança.”
O vice-presidente da Igreja Cristã Maranata, pastor Alexandre Gueiros, considera que o Trombetas e Festas é um evento inovador na evangelização mundo afora.
“A palavra foi recebida não somente por crentes, mas por pessoas de todas as religiões ou sem religião, porque a nossa mensagem não é para proclamar a nossa igreja, mas é uma mensagem para proclamar a palavra de Deus.”
O coordenador da Igreja Cristã Maranata na Europa, pastor Gerson Beluci, destacou que o evento serviu para mostrar os sinais bíblicos profetizados no Velho e no Novo Testamento e no livro do Apocalipse a respeito da volta de Jesus.
“Jesus está prestes a voltar, e nosso objetivo é tocar a trombeta e mostrar que Jesus em breve voltará. O mundo está sendo deteriorado. Houve recentemente o G-20, e viu-se a preocupação dos líderes mundiais com o meio ambiente e com a fome. O cristianismo na Europa está em decadência, e isso acontece também nos Estados Unidos. A essência do cristianismo foi muito alterada, e nossa igreja tem como objetivo não instituir uma denominação, mas sim pregar o evangelho e anunciar que Jesus está às portas. As igrejas estão diminuindo porque elas se ausentaram do Pentecostes. O Pentecostes é o governo do Espírito Santo na vida da igreja.”
Tecnologia a favor de um alcance maior
A quarta edição do Trombetas e Festas tornou-se o maior evento evangelístico do mundo graças ao uso da tecnologia e até da inteligência artificial. Pela primeira vez, a IA foi utilizada para fazer a tradução do evento.
Dos 50 idiomas para os quais a mensagem foi traduzida, 35 contaram com a ajuda de inteligência artificial e 15 com intérpretes humanos.
O gerente de Comunicação da Igreja Cristã Maranata, Josias Junior, ressalta que tudo o que foi realizado no Trombetas e Festas foi em atenção à ordenança bíblica de pregar o evangelho a toda criatura.
“O apóstolo Paulo, no exercício do seu apostolado, levou um ano e meio para pregar, numa região muito limitada, a mesma mensagem que nós estamos pregando. Ele dependia de viajar. Hoje, nós estamos lançando mão da tecnologia para pregar a mesma mensagem para mais de um bilhão de pessoas em toda a terra. Este é um projeto de Deus, e Ele mesmo cria todas as circunstâncias. Hoje, a tecnologia para que nós possamos alcançar o maior número de pessoas existe, e nós estamos lançando mão dela. A inteligência artificial está sendo importantíssima porque temos que enviar essa mensagem de uma forma compreensível a todos. Não importa o país, a classe socioeconômica ou a tradição religiosa. Não estamos pregando religião, estamos pregando um projeto que está chegando ao fim.”
O pastor da Igreja Cristã Maranata Amadeu Loureiro afirma que o Trombetas e Festas é um evento para voltar aos primórdios da igreja, de se apegar à doutrina, ao que está na Bíblia, mas com a diferença que agora, a mensagem é proclamada para muito mais pessoas graças à tecnologia.
“Nós, no começo, éramos muito fechadinhos. Quando começamos com as igrejas fora do Brasil, começamos a perceber uma necessidade de expandir a mensagem. O que fizemos no Trombetas e Festas é um evento para voltar àqueles primórdios da Maranata, da doutrina da bíblia.”
Para ele, a ideia agora é transmitir a mesma mensagem que foi transmitida nos eventos de 1976, no Estádio da Desportiva, com mais de 30 mil pessoas, e na década de 90, no Mineirão, com mais de 100 mil pessoas, só que agora num evento a nível mundial, com um alcance muito maior.
Anúncio emoldurado pelo louvor
A professora e membro da Igreja Cristã Maranata Kezia Rodrigues Nunes considera que o Trombetas e Festas é o anúncio mais importante de sua vida.
“Nós nos organizamos durante todo o ano, toda a igreja, nos 170 países, em oração para nós conseguirmos propagar a mensagem que o Senhor nos dá. A mensagem é uma mensagem profética, um anúncio da breve volta de Jesus, com respostas bíblicas e científicas para esse tempo que nós estamos vivendo, de guerras, de rumores de guerras, de crise hídrica, crise dos relacionamentos, crises também das condições de relações... Isso tudo está anunciado na Bíblia.”
Membro da ICM de Vila Velha e voluntário do Louvor no Maanaim, Rodrigo Oss avalia que o Trombetas e Festas é um evento que fala muito com as pessoas porque anuncia os sinais que todo o mundo está vendo e que a palavra traz como sinais que precedem a volta de Jesus.
“Para nós, esse evento é uma alegria, porque podemos ver que a nossa maior esperança, que é a vinda de Jesus, está próxima. E o mundo todo hoje pode também ouvir que os sinais estão acontecendo.”
E para emoldurar a mensagem que foi transmitida no Trombetas e Festas, o papel do Ministério de Louvor foi fundamental, segundo Rodrigo. O grupo contou com cerca de 500 músicos voluntários, entre vozes e instrumentistas, que começaram a se preparar há três meses.
“Foi feito um levantamento de pessoas disponíveis, que fazem parte dos grupos de louvores das igrejas, então, tivemos pessoas de várias cidades do Espírito Santo, de Brasília, do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia. Nossa orquestra contou com diversos instrumentos de sopro, cordas, base e alguns instrumentos que são mais difíceis de ver nas nossas igrejas, como o fagote, o saxofone barítono e o shofar, que foi até usado na mensagem.”
Presença de autoridades
O evento Trombetas e Festas foi acompanhado por diversas autoridades do Executivo, Legislativo, Judiciário e de outras instituições capixabas. O vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, considera que a Igreja Cristã Maranata é uma bênção não só no estado, mas no Brasil e mundo afora.
“A Maranata tinha que nascer num estado que carrega o nome de Espírito Santo! A igreja, com seu trabalho, seu exercício evangelizador nas nossas comunidades, leva sua obra social e filantrópica e tem sido uma bênção na vida do estado, do país e do mundo.”
Quem também esteve presente no evento foi o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo. A Igreja Cristã Maranata nasceu no município, o que é motivo de orgulho para o gestor municipal.
“Apesar de o estado ser laico, nós acreditamos na palavra de Deus e a seguimos. Eu não posso deixar de falar do orgulho que eu tenho de a Igreja Maranata ter nascido na cidade de Vila Velha e ser hoje a maior igreja do mundo. Esse evento mostra que a Igreja Maranata está consolidada, que ela é um grande vetor de transformação social na vida das pessoas, mas principalmente que ela se encontra muitas vezes em territórios onde o poder público não se faz presente e consegue fazer uma transformação social muito forte.”
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, também reverencia o fato de a Igreja Cristã Maranata ter nascido no Espírito Santo e fazer hoje um trabalho em todos os continentes do mundo.
“Esse evento foi um momento especial de celebrar, de ouvir e, principalmente, de fazer reflexões importantes com relação às decisões que vamos tomar daqui para a frente e sobre como isso tem consequência para a humanidade. Este é um momento muito importante para que possamos unir a nossa população, refletir e reforçar o papel da Maranata no cenário capixaba, brasileiro e mundial.”