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Mais de 270 mil capixabas já tiraram a nova Carteira de Identidade; saiba solicitar

O novo documento tem algumas mudanças em comparação ao documento anterior; veja como solicitar a nova versão

Foto: Reprodução/Serpro

A nova carteira de identidade já está sendo utilizada por mais de 270 mil capixabas. A maior mudança, em relação a anterior, é que não há mais um número específico de Registro Geral (RG), sendo agora o mesmo número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), ou seja, com a unificação do número em todo o país, agora o número do CPF que valerá.

Além do registro ser igual o do CPF, há outras novidades, como um QR Code para aumentar a segurança, e um símbolo que identifica pessoas com deficiência e necessidades especiais.

Também é possível colocar números de outros documentos, como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho e PIS Pasep.

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No Espírito Santo, até agora, cerca de 272 mil novas carteiras de identidade foram emitidas, o que representa cerca de 6% da população capixaba. No Brasil, mais de 17 milhões de pessoas já possuem a nova carteira.

“Vai ficar mais difícil de se fraudar o documento, tanto de identidade quanto de CPF, porque as bases de dados vão estar integradas biometricamente e também biograficamente, e isso vai possibilitar que a gente tenha mais segurança, dificultando mais a emissão de documentos falsos ou a utilização de documentos fraudulentos para transações comerciais”, disse a perita criminal Juliana Arósio Sales.

AGENDAMENTOS

Para requerer a nova carteira de identidade é necessário fazer agendamento online no site do Governo do Estado

Segundo a Polícia Civil, se toda a documentação estiver certa, leva entre 7 a 40 dias para ficar pronta. 

A retirada do documento é feita nos 70 postos da Polícia Civil no estado, e, na Região Metropolitana, na Casa do Cidadão, em Vitória, no Faça Fácil de Cariacica, no Centro de Cidadania de Viana e em dois shoppings em Vila Velha e Serra.

Os demais postos no interior do Estado atendem sob livre demanda ou agendamento prévio, bastando que o cidadão procure o atendimento com os documentos necessários.

Os endereços podem ser acessados no link: https://pci.es.gov.br/cin

Documentos

Os documentos necessários são: certidão de nascimento ou casamento, conforme for o estado civil, e comprovante de residência.

Outros documentos podem ser inseridos na versão digital, como título de eleitor, CTPS, CNH, PIS/Pasep. Para tanto, o cidadão deve levá-los também para o momento do atendimento.

Os prazos para renovação da nova carteira variam conforme a idade. Entre 0 e 11 anos deve ser feita a cada 5 anos, dos 11 aos 59 anos, a renovação é a cada 10 anos, e para quem tem 60 anos ou mais, não é necessário mais renovar o documento. A emissão da carteira e as renovações obrigatórias são gratuitas.

O prazo para que todos tenham o novo modelo de identidade é fevereiro de 2032.

“Não há necessidade de correria nesse primeiro momento. As pessoas que têm mais necessidade de um documento imediato estão procurando o serviço, mas todos nós temos até fevereiro de 2032 para emitir o novo modelo”, disse Juliana.

*Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record