Restauro da Igreja do Rosário, em Vila Velha, é concluído após três meses
Trabalhos de restauro da Igreja do Rosário serão entregues nesta terça (10)
Os trabalhos de restauro da Igreja do Rosário, localizada no sítio histórico da Prainha, em Vila Velha, serão entregues nesta terça-feira (10), às 18h.
Construída em 1551, a igreja é considerada a mais antiga em atividade litúrgica no Brasil e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1950.
A obra, iniciada em setembro deste ano, foi viabilizada por meio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, totalizando um investimento de R$ 500 mil.
LEIA TAMBÉM:
>> Jovem morre afogado após pular de ponte em Jacaraípe
>> Após 10 anos, Ufes terá um novo teatro com retomada de obras em 2025
>> Jovem morre após bater moto em poste na Norte Sul
Entre as intervenções realizadas estão a recuperação do telhado, descupinização, conservação do piso, limpeza de fungos nas paredes externas, pintura interna e externa, além do restauro das esquadrias e das pinturas artísticas na nave e no presbitério.
Nos últimos quatro anos, a Igreja do Rosário passou por duas restaurações. A primeira intervenção ocorreu em 2021 e incluiu a manutenção da pintura externa com tinta à base de cal, restauro das pinturas dos altares e reparos no telhado.
O prefeito Arnaldinho Borgo destacou a importância histórica e cultural da igreja para o município.
“Muitas pessoas acreditam que a padroeira de Vila Velha seja Nossa Senhora da Penha, mas ela é, na verdade, a padroeira do Espírito Santo. Já a padroeira de nossa cidade é Nossa Senhora do Rosário, cuja devoção remonta ao século XVI, quando os primeiros moradores ergueram a Igreja do Rosário na Prainha em sua homenagem. Que esta restauração seja um símbolo de fé renovada e de nossa responsabilidade em preservar as tradições que moldaram a identidade canela-verde”, disse.
O secretário de Cultura e Turismo de Vila Velha, Roberto Patrício Junior, ressaltou a relevância do projeto para a preservação do patrimônio cultural da cidade.
“A Igreja do Rosário é um símbolo da história canela-verde e representa as raízes culturais de Vila Velha. Manter esse patrimônio vivo é fundamental para preservar a memória e o legado da cidade. Esse trabalho é mais do que uma obra de conservação, é uma forma de resgatar e valorizar nossa história e cultura”, pontuou.
A Igreja do Rosário pode ser visitada de segunda a sexta-feira e feriados, das 9h às 16h30, para a entrada do último grupo de visitantes.