Geral

VÍDEO | Comportas de hidrelétrica são abertas e alerta sonoro é emitido no ES

"Atenção, afaste-se do rio, as compotas da barragem estão sendo abertas", dizia a mensagem emitida após temporal na cidade

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

As comportas da Hidrelétrica Francisco Gros, em Alegre, na região do Caparaó do Espírito Santo, foram abertas após um temporal que atingiu o município na noite de terça-feira (03).

Durante a manhã desta quarta-feira (04), moradores registraram um aviso sonoro emitido pelas sirenes da hidrelétrica. "Atenção, afaste-se do rio, as compotas da barragem estão sendo abertas. Esse é um procedimento padrão", dizia a mensagem. 

LEIA TAMBÉM: 

Convento da Penha suspende acesso de veículos; entenda

Brancos receberam 67% a mais do que trabalhadores negros por hora trabalhada

Cunhada gera bebê de mulher com doença degenerativa no ES

Muitos moradores ficaram assustados com a mensagem, mas a prefeitura publicou um comunicado para a população por meio das redes sociais garantindo que as barragens estão seguras e o procedimento do alerta sonoro é padrão.

"Hidrelétrica Francisco Gros reforça o compromisso em manter você bem informado que: nossas barragens estão seguras". 

A postagem explica que as barragens operam por meio do modo "fio d'água", ou seja, não possuem capacidade de armazenar a água das chuvas. 

"Por isso, a abertura das comportas é um procedimento normal e necessário, feito sempre que o nível do rio aumenta devido às chuvas. Importante: a abertura das comportas é sempre comunicada à população local por meio de avisos sonoros", destacou a Prefeitura de Alegre. 

Veja o momento do alerta sonoro:

Segundo a diretora de Prevenção e Resposta, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Alegre, Thamara Lins Bravo, nos períodos de chuva intensa ou de aumento na vazão do rio, caso o nível da água da represa atinja os limites máximos, pode haver a abertura parcial das comportas da barragem.

"De acordo com os protocolos estabelecidos, assim que o nível da represa se aproxima de uma condição de atenção, a Defesa Civil é imediatamente informada sobre a possibilidade de abertura das comportas. Até o momento, a COMPDEC de Alegre/ES não recebeu qualquer comunicação por parte da operadora sobre necessidade de intervenção.
Continuamos monitorando a situação e seguiremos as orientações e protocolos de segurança definidos para garantir a integridade das pessoas e do meio ambiente", descreveu Thamara. 

Além disso, a Prefeitura de Alegre também explicou sobre cada uma das sirenes e o que os moradores da região devem realizar diante do acionamento. Confira: 

Sirene de banhistas

- É acionada quando ocorre a abertura das comportas;
- Mensagens faladas avisam à população para se afastar do rio;
- Procedimento normal da operação para manter os níveis de segurança do reservatório.

Sirene de alerta

- Só possuem sinais sonoros, sem mensagem falada;
- Tocará se houver uma emergência estrutural com a barragem, que implique em um possível risco de acidente;
- São acionadas durante os testes sonoros ou em uma situação real de emergência. 

O que população deve fazer ao ouvir sirenes? 

Diante da situação, a Prefeitura de Alegre destacou as orientações que a população deve seguir ao ouvir as sirenes. Entre as ações estão: 

- Pare imediatamente o que estiver fazendo e reúna as pessoas que estiverem próximas a você. 
- Atenção para as pessoas com necessidades específicas (crianças, deficientes e idosos) e que precisam de ajuda para se locomover; 
- Mantenha a calma e vá com segurança até o ponto de encontro. 

Confira contatos importantes da Defesa Civil: 

Defesa Civil Municipal: (28) 3300-0109
Defesa Civil Regional: (28) 99882-4143 e (28) 99972-1336
Plantão da Defesa Civil Estadual: (27) 3194-3715