VÍDEO l "Deus in Machina": igreja cria IA de Jesus para confessionário
Inteligência artificial desenvolvida em parceria com universidade da Suíça interage com fiéis em mais de 100 idiomas
A Capela de São Pedro, localizada em Lucerna, Suíça, passou a contar com uma inovação tecnológica que une religião e inteligência artificial. Desde agosto, um avatar de Jesus, parte de uma instalação batizada como "Deus in Machina", tem interagido com os visitantes no confessionário.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a igreja e o laboratório de pesquisa da Universidade de Ciências Aplicadas de Lucerna (HSLU).
LEIA MAIS:
ES tem menor índice de homicídios em 28 anos; latrocínios aumentam
VÍDEO | Motoboy que fazia entregas para farmácia morre em acidente em Guarapari
Torresmo na dieta: "barrinha de cereal" de Casagrande é saudável?
A proposta visa oferecer uma experiência imersiva, permitindo que os fiéis façam perguntas e recebam respostas em tempo real. A tecnologia é baseada em inteligência artificial capaz de entender e responder em mais de 100 idiomas, embora a maioria das interações tenha ocorrido em alemão.
Veja o vídeo:
O avatar foi treinado com textos teológicos, proporcionando um diálogo baseado em princípios religiosos. O ambiente de interação foi adaptado para acomodar o equipamento necessário, como computador e projetores, garantindo que o avatar pudesse ser visualizado por meio da tradicional treliça que separa o confessor e o padre.
O projeto, que também explora o uso de realidade virtual e aumentada, busca modernizar a experiência religiosa sem perder a essência do espaço sagrado.