O tradicional desfile cívico em comemoração aos 479 anos da Colonização do Solo Espírito-santense contará com representantes da Polícia Militar (PMES), do Corpo de Bombeiros Militar e da Marinha do Brasil, do Exército e de Escolas Municipais. O evento será realizado na sexta-feira (23), na Av. Jerônimo Monteiro, no Centro de Vila Velha, a partir das 7h20.
A PMES irá participar com militares divididos em pelotões. Unidades especializadas da Corporação também farão parte do agrupamento do desfile. Cerca de 200 alunos de escolas públicas que aprenderam música com a Polícia Militar, estarão na cerimônia.
Eles fazem parte da Banda Júnior, um projeto social da PMES que visa oferecer aulas de música, expressão rítmica, canto oral, entre outros. Todo esse aprendizado será praticado pelos alunos durante a celebração.
De acordo com José Roberto, subsecretário de Educação de Vila Velha, o desfile será parecido com o tradicional desfile cívico do 7 de setembro. “O desfile se aproxima muito do da Independência do Brasil. Esse ano, teremos desfile das escolas de Vila Velha com os temas do nosso aniversário. Vamos abordar a história de Via Velha, a formação do povo e a cultural. Quem comparecer vai assistir a um lindo evento”, garantiu.
O desfile será aberto pelo governador Renato Casagrande e pelo prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, que vão efetuar a revista da guarda de honra. Em seguida, os chefes do Executivo municipal e estadual vão receber o fogo simbólico trazido pelo atleta paraolímpico Marlon Lopes Vieira, vice-campeão nacional de basquete para cadeirantes.
Trânsito de Vila Velha sofre alteração por causa do Desfile Cívico-militar
Em comemoração ao aniversário da cidade, nesta sexta-feira, 23 de Maio, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran) e a Guarda Municipal de Vila Velha prepararam um esquema especial para o evento. O desfile será realizado na Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro de Vila Velha, a partir das 7h20.
Na Avenida Jerônimo Monteiro, onde será realizado o Desfile, haverá interdição da Avenida, entre as ruas Carolina Leal e Antônio Ataíde. A interdição será realizada a partir das 06 horas, da sexta-feira (23).
O trânsito da Avenida Jerônimo Monteiro será desviado para a Rua Sete de Setembro, paralela a anterior. Já a Rua Henrique Moscoso será bloqueada parcialmente entre ruas Carolina Leal e Antônio Ataíde. A via será usada para fazer a concentração e a dispersão de militares e estudantes.
Equipes da Guarda Municipal estarão na região e nos cruzamentos das duas vias para orientar motoristas e pedestres, além de impedir o acesso de veículos.
Show gospel e Marcha da Família na festa de aniversário de Vila Velha
Além do desfile cívico-militar com a transferência da capital do Espírito Santo para Vila Velha, que acontece na sexta-feira (23), no Centro, e conta com a participação do Exército, Marinha, Polícia Militar, outro ponto alto das comemorações de aniversário será a Marcha da Família.
A caminhada será realizada no sábado (24), a partir das 17 horas. A saída está prevista para acontecer na Pracinha da Glória, com chegada na Prainha.